SIMTECH INVESTE PARA AMPLIAR NÚMERO DE CLIENTES NA AMÉRICA DO SUL | PetroNotícias





SIMTECH INVESTE PARA AMPLIAR NÚMERO DE CLIENTES NA AMÉRICA DO SUL

Utilizado desde 2000 no Brasil, principalmente em sistemas de simulação customizada para otimização de processos em termelétricas, o software de simulação IPSEpro, da austríaca SimTech, é referência nas indústrias brasileiras quando o assunto é simulação de processos. Procurando expandir o seu mercado no Brasil, a SimTech tem na popularização de seu software aberto a maior aposta para o crescimento na participação de mercado no país. Para fala sobre a história da empresa e seus planos para o mercado brasileiro, o presidente da SimTech, Erhard Perz, conversou com o repórter André Dutra.

Qual é a história da SimTech e de seus produtos de software para o setor de energia?

A SimTech foi fundada em 1991, em Graz na Áustria, com objetivo de desenvolver e comercializar sistemas de simulação de processos para indústrias do setor de energia. Logo no ano seguinte a empresa já comercializava seu primeiro software de simulação, o Integrated Process Simulation Environment (IPSE), que permitia criar graficamente modelos de processos de energia, através da escolha de componentes de sua biblioteca por um menu. Por vários anos, o IPSE foi o único sistema comercialmente disponível da area. Todos os outros ainda operavam em sistemas contavam somente com listagens de texto como produto de saída. O IPSEpro, por sua vez, teve comercialização iniciada em 2006, e expandiu o conceito de projeto já estabelecido pelo IPSE, fornecendo a opção, até então inovadora, de uma estrutura aberta para criação de processos, com customização de componentes específicos para o projeto. O software foi muito bem aceito no setor e logo em 2000 foi instalado o primeiro sistema on-line de monitorização e optimização de usinas com IPSEpro. Como se trata de um sistema aberto, o IPSEpro mantém continuo desenvolvimento de novos módulos e bibliotecas de componentes, além de prover serviços com seu  “Service Group”, fornecendo soluções técnicas especializadas em várias áreas de engenharia, áreas de produção de energia e também desenvolvimento de software.

Como é a participação da SimTech no setor de energia europeu e mundial?

A empresa conta atualmente com cerca de 1000 licenças vendidas do sistema IPSEpro em mais de 30 países diferentes em todo o mundo. Entre os nossos maiores clientes internacionais, do setor industrial e acadêmico estão a Alstom Power, Endesa, EPRI – Electric Power Research Institute, Andritz Energy & Environment, Rolls-Royce, GE Energy, Siemens, entre outros.

Como se encontra a atuação da SimTech no Brasil?

A SimTech atua no setor de energia brasileiro há mais de 15 anos. Desde então contamos com uma ampla aceitação do sistema IPSEpro, especialmente no setor acadêmico e de pesquisa. Entre os clientes da empresa no Brasil estão as principais universidades de pesquisa no setor de energia, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Escola Federal de Engenharia da Itajubá (EFEI), o Instuto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), a Universidade de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). O principal uso do sistema IPSEpro no Brasil está nos projetos de sistemas geradores de energia termodinâmica otimizados, que podem ser de diversos tipos.

Qual a previsão da SimTech expandir mais no mercado Brasileiro?

A SimTech tem como uma de suas metas atuais expandir sua atuação no Brasil e no mercado da América do Sul como um todo. O objetivo específico triplicar o quadro de clientes no Brasil até 2014, utilizando principalmente o sistema IPSEpro, que já conta com uma ampla aceitação e experiência comprovada de uso em dezenas de teses e publicações acadêmicas e de projetos de pesquisa e consultoria no país. Com sucesso no meio acadêmico, iremos buscar o nosso espaço no setor industrial no Brasil, que vem se mostrando uma potência energética atrativa para a Europa e para o mundo. Vemos o sistema IPSEpro e os serviços especializados da SimTech diretamente ligados às necessidades atuais de desenvolvimento do Brasil. Já neste ano a SimTech fará investimentos diretos no país, além de trazer participações de sua sede para congressos e feiras do setor de energia, inclusive, participaremos da Rio Oil & Gas Expo-2012. A nossa meta de representação é criar um grupo nacional de profissionais especializados em prestação de serviços técnicos, para melhor atender os atuais e futuros clientes no Brasil e da América do Sul.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Fatima Dargam Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Fatima Dargam
Visitante

A SimTech agradece a Petronotícias a oportunidade da entrevista e se coloca à disposição para possíveis consultas sobre nossos softwares e serviços.

Fatima Dargam

http://www.fccdp.com
http://www.simtechnology.com