RIO ÓLEO&GÁS VAI APRESENTAR NOVAS TECNOLOGIAS PARA MANUTENÇÃO CRIADAS PELA ELFE

maquina1tarjaUma boa novidade na Rio Oil&Gás será a presença da Elfe que vai apresentar o seu novo pacote de serviços que utiliza a arquitetura IoT (Internet das coisas) para prever a necessidade de manutenção de equipamentos de pequeno e grande portes. Por meio de sensores, aplicativos e B.I. (Business Intelligence), a ferramenta, chamada MachineFlow, monitora o funcionamento de máquinas através de indicadores como vibrações, temperatura e desequilíbrio elétrico. Assim, a própria máquina avisa quando precisa de manutenção.

Por meio dessa tecnologia, 100% nacional e de baixo custo, a  Elfe oferece serviço de manutenção por monitoramento de precisão que auxilia seus clientes na otimização dos custos e eficiência operacional. A “Internet das Coisas”, também conhecida como IoT (Internet of Things, na sigla em inglês), se refere a uma revolução tecnológica que tem como objetivo conectar os itens usados no dia a dia à rede mundial de computadores. É um conceito tecnológico em que esses objetos conectados estariam agindo de modo inteligente e sensorial.

Através dos sensores, a MachineFlow emite informações em tempo real. Qualquer sinal que fuja ao padrão é identificado pelo sistema e recebe manutenção no momento exato, trazendo ganhos de produtividade, além de aumentar os índices de disponibilidade e a vida útil dos equipamentos. A coleta de dados é feita com sensores microprocessados, distribuídos em um barramento imune a ruídos. Estes sensores realizam leituras de diversas variáveis e se comunicam com um gateway que envia os dados para um servidor em nuvem.  A plataforma emprega técnicas de machine learning e algoritmos de análise de espectro nos fluxos de dados obtidos, gerando probabilidades de falhas das máquinas monitoradas e alertas em tempo real para os gestores.

A empresa garante vários benefícios:  redução de custos de manutenção preventiva; impedimento de perdas por paradas inesperadas; planejamento de produção e manutenção; planejamento de compra de peças; redução de estoque de sobressalentes; diminuição do tempo de parada de produção para manutenção preventiva; e intervenção nos equipamento apenas quando necessário.

O equipamento também pode ser utilizado para controle e medição inteligente de níveis e consumo de água, energia e gás. No caso da água, por exemplo, o monitoramento permite gerenciamento de consumo de água multiponto; avaliação comparativa de consumo; identificação de picos, perfis de consumo e irregularidades; administração de metas de consumo; envio de alertas automáticos via e-mail e SMS; e detecção de vazamentos.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of