INSTITUTO SENAI É SELECIONADO PARA INTEGRAR CENTRO PESQUISA APLICADA EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ericO Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Virtuais de Produção (ISI SVP), ligado à Firjan SENAI, foi selecionado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para integrar o Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial (IA) para Indústria 4.0. O objetivo do centro é impulsionar o uso de IA e a Internet das Coisas (IoT) na indústria brasileira. O ISI SVP integrará um time com mais 9 outras instituições de excelência em pesquisa e tecnologia do país. Carla Giordano, gerente regional de Pesquisas e Serviços de Tecnologia da Firjan, comemorou a escolha: “Ficamos felizes em sermos reconhecidos pelo protagonismo nesse ecossistema que por meio da inovação, busca alavancar a competitividade das indústrias”.

Para  Eric Cardona, coordenador do ISI SVP, aliada ao impulsionamento das soluções tecnológicas, a iniciativa visa à formação de mão de obra qualificada e aofirjan relacionamento de negócios. Segundo ele, o treinamento será útil principalmente para líderes de desenvolvimento e inovação, que estão alavancando essas mudanças nas empresas. A Firjan SENAI vai trabalhar com aplicações de sistemas virtuais, realidade aumentada e gêmeos digitais (tecnologia que virtualiza um ambiente ou sistema físico para a simulação de cenários): “Nosso instituto vai auxiliar as empresas no desenvolvimento de algoritmos de inteligência artificial para melhorar a produtividade, diminuir o desperdício e resolver outros problemas da indústria”.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) investirá R$ 1 milhão por ano no projeto, durante cinco anos. Os recursos virão do total arrecadado em registros de site com o domínio “br” por um órgão ligado à fundação. Os institutos se dedicarão ao desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, aplicadas e orientadas à resolução de problemas que possam ser resolvidos por meio de inteligência artificial. O foco dos centros de pesquisas aplicadas é buscar soluções inovadoras nas áreas de saúde, agricultura, indústria e cidades inteligentes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of