MORADORES DE CROSBY VOLTAM PARA CASA DEPOIS DAS EXPLOSÕES E INCÊNDIOS EM FÁBRICA DE PRODUTOS QUÍMICOS | Petronotícias




faixa - nao remover

MORADORES DE CROSBY VOLTAM PARA CASA DEPOIS DAS EXPLOSÕES E INCÊNDIOS EM FÁBRICA DE PRODUTOS QUÍMICOS

swswOs moradores da cidade Crosby,  que tiveram que deixar suas casas em função dos riscos de explosão da Fábrica de produtos químicos Arkema,  causados pelo Furacão Harvy, estão voltando aos poucos e  ainda muito desconfiados sem ter completa segurança. A empresa, de propriedade francesa,  recusou-se a divulgar os principais detalhes, incluindo o inventário completo de produtos químicos liberados.   Enquanto isso, alguns residentes estão considerando processar a empresa pela provação, o que os impediu de retornar às suas casas e negócios durante o período de inundação de água e protestam próximo a entrada da fábrica.

A Arkema pediu desculpas à comunidade de Crosby durante uma conferência de imprensa na estação de bombeiros local, menos de 12 horas depois que as autoridades levantaram a ordem de evacuação. o CEO da Arkema, Richard Rowe, prometeu ajudar a comunidade a se recuperar:  “Espero que eles possam saber o quanto estamos profundamente arrependidos pelo impacto que tivemos em suas vidas”.

A tempestade  destruiu parte da fábrica e inutilizou os geradores primários além de um sistema de resfriamento de nitrogênio. Sem o  backup, não houve como refrigerar os nove trailers de peróxidos orgânicos altamente voláteis. A empresa  advertiu que não havia nenhuma maneira de  evitar uma explosão. Os funcionários foram evacuados no começo da semana passada e as autoridades criaram uma zona de evacuação de quase 3 quilômetros.  Houve explosões e incêndios, com grande liberação de gases contaminantes na atmosfera.

Travis Morales, uma ativista da cidade de Nova York, organizou uma entrevista coletiva, acusando a empresa de “envenenar” a comunidade,  e exigindo assistência médica gratuita após os incêndios. Alguns habitantes locais compartilharam suas preocupações quando voltaram para suas casas no início desta terça-feira (5).

A  Arkema forneceu uma lista de quais produtos químicos estavam no site, mas não esclareceu os valores, a localização ou os tipos de contêineres utilizados. Ela também se recusou a especificar onde ainda mais produtos químicos potencialmente perigosos estão localizados no local. A empresa prometeu examinar a forma como se preparou e respondeu à crise, acrescentando que ajudaram na habitação de cerca de 100 residentes e criaram uma linha direta e um centro de atendimento para ajudar evacuados mantidos fora de suas casas por dias. Um porta voz da empresa disse que  Obviamente, tem sido uma semana devastadora em cima de uma tempestade extraordinária e sem precedentes. Vamos prosseguir com o compromisso de ajudar os moradores de Crosby a retornar suas vidas à normalidade”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of