EVENTO INTERNACIONAL VAI DEBATER INOVAÇÕES PARA AVANÇAR NO USO DO GÁS NATURAL
Cientistas, pesquisadores, representantes do governo brasileiro, de agências reguladoras e de companhias petrolíferas vão estar reunidos durante dois dias em São Paulo para o evento Sustainable Gas Research and Innovation (SGRI), que terá a exploração de gás como foco. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 deste mês. Serão apresentados e debatidos tecnologias e projetos que tiveram êxito no abatimento de carbono. Esse é um encontro anual organizado e promovido pelo Fapesp Shell Research Centre for Gas Innovation (RCGI) em conjunto com o Sustainable Gas Innovation (SGI), ligado ao Imperial College London. As duas instituições são parceiras em projetos de pesquisa que buscam tecnologias capazes de otimizar o papel do gás natural no panorama mundial de energia, com especial interesse em temas como captura e abatimento de carbono, transformação do CO2 em produtos de valor agregado, regulação de iniciativas de Carbon Capture anda Storage (CCS), entre outros.
O evento, que será realizado no Auditório do CDI/USP da Cidade Universitária, terá palestras de sete principais palestrantes da Petrobrás, Shell, do Center for Energy and Environmental Resources da Universidade do Texas, da Energy Information Administration (EIA), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). Eles irão falar sobre tecnologias e iniciativas que tiveram êxito de abatimento de carbono em projetos que envolvem empresas e governos; emissões de metano; medidas regulatórias e investimentos esperados no setor de gás no Brasil e os esforços da Petrobrás para minimizar emissões em seus processos produtivos. As apresentações acontecem nas sessões plenárias, no início da manhã e da tarde nos dois dias do evento.
Haverá também sessões paralelas e sessões de pôsteres onde os cientistas das duas instituições apresentarão os resultados de suas pesquisas. Cerca de 30 pesquisadores enviaram seus trabalhos previamente para seleção, abrangendo oito grandes temas: lei, regulação e políticas; utilização e descarbonização de CO2; captura de CO2; infraestrutura e aprendizado geral em CO2; armazenamento e monitoramento; emissão de metano; novos usos para o gás; e infraestrutura de gás.
As apresentações orais acontecem em três sessões paralelas, de manhã e de tarde. As duas sessões de pôsteres serão feitas com apresentações em aparelhos de TV espalhados pelo foyer do auditório. O evento se encerra com um painel de discussão composto por cinco palestrantes. São esperados 11 cientistas do SGI no encontro. Do lado brasileiro, a organização conta com a presença dos 250 pesquisadores do RCGI.
Deixe seu comentário