SIEMENS APROVEITA FEIRA DE PETRÓLEO PARA MOSTRAR SUAS ÚLTIMAS TECNOLOGIAS
A Siemens, uma das líderes globais em soluções para o mercado de Petróleo e Gás, está apresentando suas inovações para o setor na 19ª edição da Rio Oil&Gas, que acontece entre até quinta-feira(27) no Riocentro. A companhia alemã mostra ao público os diferenciais de seu portfólio de atuação, com soluções integradas em Upstream e Downstream. De acordo com Claudio Makarovsky (foto), Head de Petróleo e Gás da Siemens no Brasil, o setor está passando por uma mudança de paradigma. “O futuro desse mercado será descarbonizado e descentralizado, além de ser mais integrado e eficiente. Dentro desse contexto, queremos ser um parceiro de valor para nossos clientes, auxiliando a criar um novo ciclo energético que integre soluções por meio da digitalização. A Siemens detém os recursos locais necessários para responder à dinâmica de oferta e demanda do mercado a curto e médio prazos, com diversos novos modelos operacionais, atendimento às regras locais e abordagens que melhorem o CAPEX (Capital Expenditure) e o OPEX (Operational Expentidute)”.
Durante a Rio Oil&Gas, a companhia apresentará seu portfólio completo para a compressão, geração, infraestrutura de controle e automação, engenharia completa e gerenciamento de energia , com uma abordagem suportada pela digitalização e pelas competências Locais, que impulsionam a eficiência dos clientes da companhia, graças a um atendimento de excelência e rápida resposta por meio de recursos localizados e conteúdo local competitivo.
Veja os principais destaques da Siemens que estão apresenta os durante o evento.
Subsea Power Grid: unidades de produção mais inteligentes:
Uma solução de eletrificação que permite efetuar o gerenciamento da energia para instalações submarinas de petróleo e gás. Com lançamento previsto para 2020, engloba cabos de energia, transformadores, mecanismos de comutação e acionamentos de velocidade variável para alimentar e controlar bombas acionadas eletricamente, separadores e outros equipamentos de processamento. A energia necessária é fornecida via umbilical do Topside;
MindTwin: uma única plataforma para todas as informações:
A Siemens aposta na digitalização como uma das principais tendências para o mercado de petróleo e gás. Com isso, a companhia apresenta durante o evento a solução MindTwin, um portal de ativos digitais que combina as soluções COMOS, COMOS-Walkinside, XHQ e MindSphere. Voltada para o trabalho em refinarias, dá acesso a todas as informações operacionais, de engenharia e negócios de uma planta, passando todo o seu ambiente por uma interface 3D e permitindo, assim, uma análise minuciosa de cada detalhe do local. Dessa forma, é possível enxergar particularidades de um maquinário específico e ter acesso ao seu histórico de operação;
O COMOS fornece dados de projeto, enquanto o COMOS Walkinside permite a orientação contextual e espacial por meio da visualização 3D. Já o XHQ agrega todas essas informações e fornece fácil visualização para tomada de decisões mais rápidas e eficazes. Os recursos de análise fornecidos pelo MindSphere se adaptam com seus dados e realizam uma manutenção preventiva. Com esse conjunto de competências, o MindTwin fornece um ambiente único para dados de qualquer tipo de fonte e gera ganhos significativos de eficiência em engenharia, planejamento e execução de manutenção, solução de problemas e gerenciamento de incidentes.
Mais segurança e eficiência por meio da realidade virtual
Para o Rio Oil&Gas, a Siemens trouxe um óculos de realidade virtual que apresenta detalhes de uma unidade GNL. Entre os benefícios dessa solução, destacam-se a eficiência em execução de projetos e a possibilidade de realizar treinamentos em um ambiente virtual, sem riscos para a saúde física do operador;
Outra inovação integrada às soluções digitais da Siemens, o Digital Twin ou “gêmeo digital”, é capaz de tornar máquinas e processos mais dinâmicos. A solução consiste em uma réplica virtual de uma planta já existente, englobando todos os seus processos e equipamentos de forma fiel à original. Dessa forma, um operador consegue se antever a diversos cenários por meio de uma simulação que traz informações estratégicas de cada componente de um negócio, o que reduz custos com treinamentos e construção de protótipos.
MindSphere: Plataformas conectadas ao mundo digital
Durante a feira, a Siemens, em parceria com a Ham-Let Group, apresenta a primeira válvula industrial integrada com a Internet das Coisas (IIoT). Serão realizadas demonstrações no estande da Siemens que destacam como a válvula detecta a matéria que passa através dela, bem como várias condições ambientais. A válvula funciona em conjunto com o MindSphere, o sistema operacional de IoT aberto baseado em nuvem da Siemens, para implementar o gerenciamento, a análise e a visualização de dispositivos. Na demonstração será possível observar como é feito o gerenciamento das válvulas a partir da nuvem, como é possível coletar dados de várias válvulas, os widgets de visualização, os eventos de abertura e fechamento de válvulas, com aúdio, dentre outros tópicos.
O MindSphere também possibilita atestar a automatização de subestações, por meio da identificação precoce de problemas potenciais em plantas e instalações, além do monitoramento de serviços em qualquer lugar do mundo, reduzindo paralisações pela otimização de programas de manutenção preditiva e viabilizando novos modelos de negócio. Ao gerenciar toda a cadeia de valor de dados de forma inteligente, o MindSphere transforma dados em conhecimento aplicado em negócios bem-sucedidos.
Conexão entre áreas de negócio e cibersegurança
Além das soluções apresentadas, a Siemens irá chamar a atenção para o tema de cibersegurança, com uma ação interativa na qual o público poderá acompanhar especialistas tentando acessar os sistemas da empresa ao vivo e diversas demonstrações relacionadas ao tema, como a solução da Claroty, parceiro da Siemens em segurança.
Deixe seu comentário