Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
Qual a importância deste primeiro contrato na AL voltado ao tratamento da água de lastro?
Para a Wärtsilä, estar presente em nossos clientes, em suas ações e iniciativas para cumprir com os padrões ambientais é muito importante. Este contrato não só tem um valor comercial, marcando nossa presença de liderança no mercado de sistemas para o tratamento de água de lastro, mas também um valor emocional de participar com nosso clientes em seus processos de melhoria para o cuidado do meio ambiente.
Quais as perspectivas futuras de novos negócios dentro desse nicho de mercado no Brasil e na América Latina?
Na medida em que o apelo pela preservação do meio ambiente cresce e passa a se tornar política de nossos clientes, ou pelo estabelecimento de normas e regulações restringindo a troca e descarte de água de lastro, a expectativa é que este nicho de mercado cresça.
Existem outras negociações em andamento (ainda que não possam citar potenciais clientes)?
Temos novas oportunidades hoje, graças a esses contratos, gerando muita demanda por informações e negócios. Esperamos fechar o fornecimento de dois sistemas nos próximos dias e ter dois outros sistemas vendidos até o final do ano.
Pode destacar as principais características da tecnologia que será disponibilizada nos navios da Humboldt?
Eu não posso entregar detalhes do cliente.
O senhor poderia ressaltar as vantagens da tecnologia de Electro-cloração?
AQUARIUS®EC tem vantagens mais importantes para os processos de manutenção e operação, mas o ponto principal que faz parte da exigência do cliente é a quantidade de m3 / hr tem uma faixa de operação de até 4000m3 / h em um único sistema, que está em conformidade com sua classe e aprovado por IMO, AMS e USCG. Permitindo navegar pelos principais portos e rotas do mundo.
Como avalia o momento atual de negócios no setor naval brasileiro como um todo?
Há uma expectativa pelo reaquecimento da indústria offshore, com a contratação de sondas e FPSOs que naturalmente demandarão toda a cadeia de serviços. Há também uma expectativa por mudanças que possibilitem o ressurgimento da indústria de construção naval de maneira sustentável. Outra frente é o mercado de navegação fluvial, que será fundamental para o escoamento eficiente da produção agrícola do Centro-Oeste e Norte.
Pode nos contar quais novidades a Wärtsilä pretende apresentar ao setor naval daqui em diante?
Sem dúvidas a grande novidade são os projetos de hibridização de instalações, incluindo sondas, PSVs/PLSVs e até rebocadores e empurradores fluviais, que possibilitarão a redução de emissões, consumo de combustível e custos operacionais.
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