13ª EDIÇÃO DA LAAD ENCERRA COM CHAVE DE OURO E COM MILHÕES DE DÓLARES EM NEGÓCIOS PREVISTOS E REALIZADOS
Em seu último dia de atividade nesta edição, a LAAD Defence & Security 2023 – Feira Internacional de Defesa e Segurança – fechou com chave de ouro e se consolidou como uma plataforma estratégica para a geração de negócios no setor para a América Latina. “O evento sempre teve uma vocação para integrar demanda e oferta e incentivar a interação entre governos e empresas privadas para o desenvolvimento do setor de defesa e segurança. Estamos muito satisfeitos com a presença de tantas nações, que enriqueceram a oferta de inovação em tecnologia para os compradores brasileiros e internacionais”, avalia o diretor-geral da Creative Events, Sergio Jardim, que organiza a LAAD. Além dos números do evento – 364 marcas expositoras nacionais e internacionais oriundas de 44 países, com a participação de 192 delegações de 71 nações –, essa característica da LAAD foi confirmada por representantes de empresas internacionais que participaram dos pavilhões internacionais que marcaram presença na feira.
A Itália teve grande participação nesta edição com 11 de seus mais representativos fabricantes de equipamentos, serviços e tecnologias para o setor aeroespacial e de defesa por meio da ITA, a agência do governo italiano que promove produtos e serviçosdo país no exterior e atrai investimentos estrangeiros em conjunto com a AIAD (Federação Italiana das Indústrias Aeroespaciais, de Defesa e Segurança) e a Secretaria Nacional da Defesa/Diretório Nacional de Armamentos do Ministério Italiano da Defesa). Empresas do porte da Fincantieri, Leonardo, Cristallini, Beretta, além de outras empresas também marcam presença na LAAD de forma autônoma, totalizando 16 representantes italianos no evento. Segundo Ferdinando Fiore, diretor-geral para o Brasil da ITA, a participação na feira é uma grande oportunidade para mostrar as soluções que a Itália desenvolve. “Nossa participação é importante para fortalecer o relacionamento comercial entre brasileiros e italianos, além de estabelecer oportunidades de negócios”, afirmou.
A Norinco, gigante da indústria de defesa chinesa que conta com representação oficial no Brasil, também trouxe equipamentos exportados pelo país. A empresa fabrica veículos, máquinas, produtos ópticos-eletrônicos, equipamentos de campo do petróleo, produtos químicos, produtos industriais leves, explosivos e materiais explosivos civis e militares, armas de fogo e munição. Na LAAD, o objetivo da empresa é estreitar laços comerciais com os clientes e consolidar relações comerciais com outros países da América Latina e África, mercados para os quais já exporta.
O Pavilhão da Turquia contou com a presença de 26 empresas ligadas à indústria de defesa e segurança do país transcontinental, localizado entre a Europa e a Ásia. A Turquia registrou grande avanço na indústria de defesa nas últimas décadas, criando expertise na produção de veículos terrestres, veículos aquáticos, no setor de aviação e espaço, comunicações e sistemas eletrônicos, radares, logística – grande parte aplicável também na área de educação. Segundo os representantes do governo turco presentes à LAAD 2023, a América Latina é um potencial mercado consumidor de tecnologias para a área de segurança e defesa e marcar presença na feira é de importância estratégica para a Turquia, que desde 2015 vem intensificando a exportação de seus produtos.
A feira é também foi boa oportunidade para estreitar ainda mais as relações com quem já se é bem próximo. Caso de Portugal, país com quem o Brasil vem fortalecendo as relações comerciais no setor de defesa e segurança desde que a Embraer foi para as terras lusitanas, em 2012. Dez empresas portuguesas de pequeno e médio porte, majoritariamente na área de criação de softwares para drones e com sistemas de comunicação tanto para a área civil como militar, participam do pavilhão português presente na LAAD com objetivo para ampliar contatos não só com os brasileiros mas também com outros países da América Latina.
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