ISA CTEEP INVESTE EM SOLUÇÃO INOVADORA PARA MONITORAR EQUIPAMENTOS DE ALTA TENSÃO
A ISA CTEEP, que está presente em 17 estados brasileiros fazendo transmissão de energia no país, está investindo em novas oportunidades e soluções para realizar o monitoramento de descargas parciais em equipamentos de alta tensão em subestações da empresa, localizadas na região metropolitana de São Paulo, sem necessidade de desligar a rede elétrica. O trabalho está sendo realizado em parceria com o Centro de Pesquisas de Energia (Cepel). A Companhia opera uma complexa rede de transmissão, por onde trafegam 33% de toda energia elétrica transmitida no País e 94% no Estado de São Paulo. Seu sistema elétrico é composto por mais de 20 mil quilômetros de linhas de transmissão e 126 subestações.
Anteriormente, para realizar este trabalho, era necessário desligar a rede. Agora, a nova técnica permite obter informações sobre o estado operacional dos equipamentos elétricos de alta tensão, sem causar impacto no fornecimento de energia à distribuidora. Além disso, a nova metodologia “se mostrou eficiente na tomada de ações que busquem o aumento da confiabilidade, da segurança e da disponibilidade dos ativos,” segundo um comunicado da companhia. Para os primeiros ensaios, realizados no fim de novembro, técnicos da ISA CTEEP e do Cepel selecionaram cerca de 90 transformadores de corrente de uma determinada família da classe de tensão de 145 kV dispostos em seis subestações: Norte, Nordeste, Leste, Oeste, Bandeirantes e Pirituba.
Gabriela Desire, diretora executiva de operações da ISA CTEEP, disse que “A possibilidade de realizar o monitoramento com a rede energizada traz uma série de vantagens para nossas operações. A técnica, não invasiva, permite a análise de descargas parciais em tempo real, agindo de forma preventiva e, consequentemente, garantindo a maior disponibilidade no fornecimento de energia para a sociedade.”
Deixe seu comentário