GRUPO MDD AMPLIA ATUAÇÃO EM ÓLEO&GÁS E INAUGURA EMPRESA DE SISTEMAS
Não basta ser de qualidade. Toda empresa de óleo e gás precisa também de um bom suporte em comunicação, capaz de traduzir, em imagem, o conteúdo da companhia. É o que pensa o Grupo MDD, composto pelas empresas Mary Dutra Design, fundada em 2006, e o recém inaugurado Laboratório de Sistemas. A juventude da companhia esconde sua experiência com projetos de grande responsa-bilidade. Na sua lista de clientes, estão empresas ou instituições de peso, como Ipiranga, EBSE, Abemi, Ambev, NKT Flexibles, Coca-Cola e EBCI. Agora, o grupo quer abocanhar uma fatia maior do setor de petróleo e gás natural. Entusiasmada com a efervescência e as oportunidades do segmento, a designer Mariana Dutra de Paula Barros (ao centro da foto), proprietária e diretora da Mary Dutra Design, afirmou ao repórter Rafael Godinho que vê o setor como “um dos mais promissores”.
Quando você começou sua atuação em design?
Atuo na área de design desde 2004. Antes de fundar a Mary Dutra Design, trabalhei numa empresa brasileira e em outra italiana. Sou formada em desenho industrial pela PUC-Rio, com MBA e Management pelo IAG (Escola de Negócios da PUC-Rio). Em 2006, surgiu a Mary Dutra Design.
Como surgiu a ideia de criar a sua própria empresa de design?
Como designer, eu tinha alguns clientes, e a solicitação de trabalhos deles foi crescendo. Então, notei a oportunidade de atender a esse público de forma mais intensa. Após a criação da Mary Dutra Design, um cliente foi chamando outro, por recomendação. O bom trabalho traz mais trabalho. O primeiro cliente foi a Ambev. Trabalhávamos com comunicação interna e atuávamos junto a alguns de seus clientes, em diversos locais da cidade. Hoje estamos em outros segmentos, inclusive em hotéis. Continuamos a atuar no setor de bebidas, mas apostamos cada vez mais no setor de óleo e gás.
Quais os maiores setores de atuação da Mary Dutra Design? Qual é o mais promissor?
Temos dois grandes setores de atuação: bebidas e óleo e gás. Óleo e gás é um mercado muito amplo, com menos concorrência. Já no mercado de bebidas, há muito mais restrições de propriedade. Por exemplo, trabalho com a Coca-cola e não posso trabalhar com ninguém mais, devido a informações sigilosas. Já em óleo e gás, posso trabalhar com uma empresa de tubulações e outra de equipamentos. Portanto, é um mercado muito amplo, de empresas que se complementam. Pretendemos apostar mais nesse setor. No entanto, o intuito não é abandonar o setor de bebidas, mas realmente apostar em um crescimento no setor de óleo e gás.
Atualmente qual é o percentual do setor de óleo e gás no faturamento da empresa?
Acredito que há 60% de envolvimento.
Quais são os principais produtos da Mary Dutra Design?
Elaboramos e fornecemos logotipos, banners, apresentações corporativas, camisetas, brindes, livros, vídeos de treinamento. Esses são os produtos mais fortes, além de sites, catálogos, manuais internos. Os dois setores (bebidas e óleo&gás) são bem fortes no consumo desses produtos. No setor de óleo e gás, o relatório anual é mais forte.
Qual é a composição do Grupo MDD?
O Grupo MDD é composto por duas empresas: a Mary Dutra Design e o recente Laboratório de Sistemas. São duas empresas que trabalham juntas. Elas têm áreas de atuação distintas, mas se complementam. Ambas ficam no mesmo lugar, na Gávea (Rio). Contando comigo, o Grupo MDD possui 13 pessoas.
O que é o Laboratório de Sistema, inaugurado recentemente?
Há muitas empresas no mercado que vendem sistemas prontos, que servem para tudo. Então o que há são sistemas muito complexos, para resolver problemas de forma indiscriminada. Com isso, o cliente precisa promover um treinamento só para explicar aquele sistema, o que não faz sentido. A estratégia da adaptação é um diferencial do Laboratório de Sistemas.
E qual é o diferencial da Mary Dutra Design?
É pensar muito bem a comunicação. Queremos que a mensagem chegue efetivamente à outra pessoa. Assim, nos dedicamos a pensar como a redação, por exemplo, pode favorecer esse objetivo. Esse é o diferencial: entrar mesmo no projeto. A gente já teve projeto de manual de distribuição de lucros. Para isso, buscou entender como eram feitas as contas e os balanços, para entregar a melhor solução. A gente sempre entra a fundo no conteúdo, que é parte integrante da peça.
Quais os maiores desafios para a empresa hoje?
Cada projeto é um desafio. No cotidiano, a gente enfrenta desafios diferentes. Porque a gente se envolve muito nos projetos. Queremos entender bem os procedimentos, entregar bem os produtos, conforme aquilo que a empresa nos solicitou. Então cada projeto é um desafio.
Além do Laboratório de Sistemas, há outra novidade em termos de projeto?
Sim, inauguramos um novo site no início deste mês de novembro. A internet é uma mídia que evolui muito rápido e a gente tem que sempre se atualizar. O site atual é bem mais dinâmico, e conta com um apelo visual muito forte. Na nossa área, somos o que fazemos. Logo, nosso trabalho diz tudo. Por isso o site é tão explícito, na nova forma de apresentar nossos produtos e serviços. O site anterior era mais simples. Agora, tem um impacto visual maior.
Qual é a perspectiva do Grupo MDD para o futuro próximo? Pretendem abrir filial?
A perspectiva é muito boa. À medida que a gente se aprofunda numa área, ganha muita experiência no mercado. A Rio Oil&Gas 20120 abriu muitas portas para novos clientes. O trabalho com outros estados é possível, a gente trabalha com clientes em São Paulo, como a Abemi. Mas a empresa não se pretende abrir filial no momento.
Deixe seu comentário