faixa - nao remover

COM MAIS DE 10 ANOS DE MERCADO, ICATERM QUER EXPANDIR PARA O MERCOSUL

A Icaterm atua há mais de 10 anos no mercado de caldeiras, aquecedores e queimadores. Localizada na capital de São Paulo, no bairro da Penha, a empresa presidida por Alberto Montoanelli atua como representante comercial exclusiva da americana SigmaFire by Clayton e da italiana ICI Caldaie. Com foco no setor de óleo e gás, a Icaterm também fornece itens para empresas alimentícias, de bebidas e químicas. Para saber mais sobre a companhia brasileira, o repórter Rafael Godinho conversou com Marciano Pedroso Júnior (foto), diretor técnico e sócio da Icaterm.

Qual é a área de atuação da Icaterm?

A Icaterm tem mais de dez anos de mercado e atua como representante comercial de três empresas, duas internacionais e uma nacional. Aqui no Brasil, ela é representante da Clayton SigmaFire (México e EUA), fabricante de gerador de vapor instantâneo; é também representante da Ici Caldaie, fabricante italiana de caldeiras convencionais e aquecedores. Além disso, nós importamos queimador Hofamat da Europa.

Que tipo de queimadores?

Nossos produtos trabalham com óleo pesado, óleo leve e gás. Tenho equipamento para os três combustíveis. Eles são utilizados em caldeiras, fornos e aquecedores para gerar calor pela queima de combustível. 

A Icaterm desenvolve tecnologia própria?

Ainda não. A tecnologia utilizada é mexicana, americana ou italiana. Nós levantamos a necessidade do cliente. Passamos para a Clayton, por exemplo, e ela nos diz qual equipamento deverá ser utilizado.

O foco de vocês é o setor de óleo e gás?

Sim, porque, na plataforma e no navio, usa-se vapor para as atividades envolvendo óleo e gás. Então nosso foco é a parte petrolífera mesmo. No entanto, temos envolvimento com outras áreas também. Queremos sim atingir as empresas que fazem extração e movimentação de petróleo; mas atuamos em áreas como petroquímica, energética e de bebidas. Todo processo industrial tem caldeira. Então, nós atuamos praticamente em toda área da indústria.

Quais os principais clientes da Icaterm?

Temos fornecido principalmente para a Petrobrás, a Nestlé e a Ambev. Enfim, já fornecemos às indústrias alimentícia, de bebidas, petrolífera e também química.

A concorrência é forte?

A concorrência é forte e grande. Nesse mercado da área de caldeiras há vários fabricantes aqui no Brasil. 

Qual a perspectiva da empresa com o mercado de petróleo e gás?

Bastante otimista, visando às descobertas de petróleo. Sabemos que a Petrobrás ainda vai investir muito, e não só ela. Também os que trabalham com ela, como a Odebrecht, a Queiroz Galvão, entre outras. As empresas estão fabricando plataforma, aumentando sua estrutura para criar condições de extrair esse petróleo.

Quais são as perspectivas em relação ao mercado exterior?

Por enquanto, atuamos dentro do Brasil, como representante comercial. Mas temos perspectiva de atuar no Mercosul. Neste momento, estamos numa fase de estudos junto à Clayton para poder expandir para o Mercosul.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of