DEPOIS DE SEIS MESES DE TRABALHO, OEC LANÇA CONEXÃO ESPECIAL COM PROGRAMA PARA ACELERAR INOVAÇÕES, USANDO TAMBÉM UM PODCAST

danielA OEC lançou nesta segunda-feira (4) o seu programa de inovação aberta, o OEC IN. A novidade vem acompanhada pelo lançamento de um podcast, batizado de Conexão OEC, que vai reunir especialistas da área para contar suas histórias de desafios, sucessos e dificuldades no mundo da inovação. Sempre que possível, terá como pano de fundo a construção pesada, área de atuação da companhia, que vê grandes oportunidades e possibilidades oriundas da atuação de construtechs e outras startups neste mercado. O OEC IN e o Conexão OEC foram concebidos após mais de seis meses de trabalho intenso de engenheiros e especialistas da construtora, juntamente com parceiros externos, para formatar a nova tese de inovação da OEC. O trabalho contou com o apoio da Altavive, consultoria especializada em inovação e comunicação que atuou na concepção, entre outros cases, do InovaBra Habitat, o ecossistema de inovação do banco Bradesco, onde a OEC está presente com duas posições fixas. Claudioclaudio castro Cardoso (foto à direita), fundador da Altavive, será o curador e apresentador do podcast Conexão OEC, que vai proporcionar à audiência do programa o contato com temas que são tendência em inovação, novas tecnologias, transformação digital e experiências nunca antes relatadas vividas em grandes obras. Inicialmente, o programa terá periodicidade mensal com  conteúdo  disponibilizado no canais da OEC no Spotify e no Youtube.

O primeiro episódio estará  no ar a partir de hoje.  O tema “Um novo olhar para a inovação” trará um bate-papo com o Engenheiro Civil Carlos Hermanny Filho (foto à esquerda), ex-diretor de Engenharia, Inovação e Sustentabilidade da OEC, um especialista com mais de 40 anos de vivência no setor. Atualmente, Hermanny é consultor e apoia a OEC na gestão e acompanhamento do pipeline de oportunidades da construtora, assessorando a elaboração de estudos e propostas. A sua bem-sucedida carreira na empresa teve início em 1985, na CBPO, empresa adquirida pelo grupo Novonor. Dentre outras realizações, foi responsável por coordenar o apoio corporativo em engenharia, administração contratual, garantia da qualidade, gerenciamento de risco e gestão do conhecimento em mais de 120 contratos, em 15 países. É justamente essa experiência nos canteiros e no desenvolvimento de projetos, sob o viés da inovação, que será o foco do primeiro Conexão OEC.

O programa institucional da OEC tem o objetivo de conceber soluções para os desafios enfrentados nos canteiros e escritórios da empresa. Ele foi estruturado com base em quatro vertentes: desenvolver uma cultura interna voltada à mobilização e engajamento; conectar a OEC ao ecossistema de inovação aberta; oferecer apoio técnico em processos de atualização tecnológica, gestão do conhecimento e transformação digital e posicionar a OEC como protagonista que fomenta e integra a inovação em seu setor de atuação.

hermanyDe acordo com Daniel Lepikson (foto principal), líder da área de Inovação da OEC, o programa foi concebido a partir de um objetivo claro. “Apesar de já termos apresentado inúmeras ações inovadoras em nossos projetos, algumas, inclusive, que nos levaram a ser a escolha dos clientes, não tínhamos até agora um programa institucional para fomentar estas iniciativas de forma empírica e com método de influência e tutela do conhecimento, mobilizando o ecossistema de inovação aberta. Com o OEC IN, além de estimular as nossas equipes a buscarem novas metodologias, tecnologias, materiais, processos, vamos proporcionar a guarda e disseminação destas informações, ampliando sua aplicação nos canteiros”, declarou.

O OEC IN nasce com um grupo fixo de coordenação, que é responsável por articular prioridades com as demais áreas da empresa eadutora atuar como facilitador no desenvolvimento de soluções e desafios de inovação para oportunidades identificadas. Uma vez visualizada uma oportunidade, são formados Grupos de Trabalho (GTs) – estruturas temporárias que se organizam espontaneamente, inspiradas no conceito das “mesas ágeis”. São pequenas equipes multidisciplinares integradas por pessoas com diferentes habilidades, trabalho colaborativo e um objetivo comum. Estes GTs duram o tempo necessário até o encaminhamento e entrega da solução pretendida. A OEC sempre foi reconhecida por sua capacidade de desenvolver metodologias construtivas e inovadoras. A nova metodologia desenvolvida pela OEC aumentou em 28% a produtividade e proporcionou uma redução de 19% no custo de assentamento dos tubos na obra, superando o desempenho dos métodos convencionais, o que permitiu que fosse atingido o marco de 1,27km de adutora assentado em apenas um turno de trabalho.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of