POLÔNIA CONVIDA A LIDERROLL PARA LANÇAR DOIS TUBOS DE 1,4 METRO DE DIÂMETRO EM TÚNEL DE 1,3 KM COM TRÊS CURVAS
As autoridades de Wisla, na Polônia, estão programando proporcionar à cidade uma melhor qualidade no tratamento das chamadas águas cinzas da região cortada pelo Rio Vistula, um dos mais importantes do país, que atravessa várias cidades do centro da Polônia. Lá, sob o rio, há um túnel com pouco menos de 4,4 metros de diâmetro, classificado como um túnel bem desafiador para se desenvolver atividades construtivas em espaço confinado, uma vez que as autoridades querem lançar dois tubos de aço de 55 polegadas (1,4 metro) de diâmetro X 18,00 mm de espessura de parede, cada um deles. São tubos especiais, gigantescos. Para isso, a empresa brasileira Liderroll foi convidada para fazer e se posicionar se há o interesse em executar toda a obra na modalidade EPC com toda a construção civil auxiliares e o lançamento dessas tubulações pelos mais de 1,3 quilômetro do túnel, além de um obstáculo ainda mais desafiador: três curvas acentuadas.
Na verdade, esta é a segunda consulta firme da empresa brasileira na Europa, desde que foi convidada para uma apresentação das habilidades da companhia em um evento em Portugal. Para lembrar, em março deste ano, buscando estreitar ainda mais o traço que liga Brasil e Portugal, um grupo de empresários brasileiros esteve em Lisboa e no Porto, em busca de novas oportunidades de negócios. E o resultado dessa aproximação se mostrou bastante animador. A missão empresarial foi organizada pelo escritório do Dr. Adriano Machado, sócio majoritário da banca de advocacia portuguesa Pinto Machado, onde reuniu um pool de executivos brasileiros de diferentes setores com o foco em buscar novos mercados. Uma das empresas participantes foi a Liderroll, que pôde apresentar aos empresários europeus o seu conjunto de inovações para construção de dutos.
Em uma das oportunidades mapeadas, a Liderroll poderia participar das obras de um novo gasoduto que está sendo planejado na Europa, com sua tecnologia para lançamento de dutos. A linha levará o gás do Porto de Sines até os demais países europeus. O projeto é considerado vital para o continente, de modo a reduzir a dependência europeia em relação ao gás da Rússia. “A Liderroll poderia participar, principalmente, da construção do trecho do gasoduto que passará por Portugal”, detalhou o advogado Adriano Pinto Machado, organizador da missão empresarial. Ele comentou ainda que a Liderroll também foi procurada para potenciais conversas sobre negócios em setores como abastecimento de água, energia limpa e hidrogênio.
E foi justamente no setor de saneamento que surgiu este convite dos poloneses para a empresa brasileira: “As empresas europeias enxergam uma grande oportunidade de fechar parcerias ou joint-ventures no Brasil, porque necessitam disso para a Europa. O Brasil é um país de ponta na parte de engenharia, principalmente no setor de óleo e gás” que naturalmente poderá derivar para a infraestrutra basica e tecnológica”, avaliou Paulo Fernandes, Presidente da Empresa. “Especificamente sobre essa obra na Polônia, não posso falar nada por enquanto, pelo acordo de confidencialidade. Mas será um projeto desafiador pelo tamanho gigantesco dos tubos em um ambiente tão confinado e com uma topografia horizontal e vertical desafiadora. Teremos que ‘curvar’ os tubos plasticamente em uma determinada curva e após sua passagem; voltar a retificá-lo para seguir viagem em linha reta até a próxima curva. Já calculamos, projetamos e simulamos tudo na engenharia da Liderroll e, como sempre, fazemos protótipos em escala real.”
Especificamente para esta obra, Fernandes explica que: “Para este caso tivemos que fazer os ensaios em escalas reduzidas, mas podemos garantir que foi um sucesso. Acabamos por desenvolver mais um grande recurso do sistema patenteado da Lideroll. Hoje podemos fazer o papel das Band Machines, inclusive para quem ainda não assistiu a nossos vídeos no YouTube. Nosso sistema também foi redesenhado e muito potencializado onde hoje conseguimos lançar dutos 100% na posição vertical (a 90 graus). Para toda a obra, que não se resume só ao lançamento dos dutos, também já estamos bem adiantados com as nossas ideias, soluções e procedimento técnico construtivo”.
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