PETROBRÁS ASSINA ACORDOS COM EMPRESAS CHINESAS PARA PARTICIPAREM DE VÁRIOS PROJETOS ESTRATÉGICOS NO BRASIL | Petronotícias




faixa - nao remover

PETROBRÁS ASSINA ACORDOS COM EMPRESAS CHINESAS PARA PARTICIPAREM DE VÁRIOS PROJETOS ESTRATÉGICOS NO BRASIL

chinaA Petrobrás assinou quatro memorandos de entendimento (MOUs) com a China Energy, SINOPEC, CNOOC e Citic Construction, principais grupos de petróleo e energia da China. Os acordos foram firmados em Pequim, entre os dias 28 e 30 de agosto, durante a missão estratégica da companhia à China, liderada pelo presidente Jean Paul Prates e diretores Joelson Mendes (Exploração & Produção), Mauricio Tolmasquim (Transição Energética e Sustentabilidade) e Sérgio Caetano Leite (Financeiro e de Relacionamento com Investidores). Formalizados com os CEOs de cada grupo, os acordos são direcionados à prospecção de novas oportunidades de negócios conjuntos nos segmentos de exploração e produção, transição energética, refino, petroquímica, energia renovável, hidrogênio, fertilizantes, amônia e captura de carbono. A operação visa buscar possíveis parcerias no Brasil, China e em outras regiões, como Bolívia e Suriname. Veja o que foi acordado:

  • Memorando de Entendimentos (MOU) com a China Energy International Group Co., China Energy, com a finalidade de identificar potenciais oportunidades de negócio no Brasil relacionadas à geração de energia renovável e produção de hidrogênio sustentável e amônia.
  • MOU com a China Petrochemical Corporation – SINOPEC, com objetivo de colaborar na pesquisa e avaliação de oportunidades no Brasil ou no exterior, nos segmentos de exploração & produção, refino, comercialização, projetos de transição energética, captura de carbono, dentre outros.
  • MOU com a China National Offshore Oil Corporation – CNOOC, a fim de estender a colaboração e explorar o potencial de cooperação global no setor energético em segmentos de interesses mútuos, tais como exploração e produção de petróleo e gás, refino, indústria petroquímica, dentre outros.
  • Non-Disclosure Agreement com a Citic Construction Co. – CITIC, para discussões sobre possíveis oportunidades de negócios e projetos conjuntos, inclusive a formação de joint-ventures para investimentos no Brasil e no exterior.

Os acordos foram assinados nas sedes da China Energy, SINOPEC, CNOOC e Citic Construction, com a presença dos principais executivos de cada um dos grupos e do embaixador do Brasil em Pequim, Marcos Galvão. Os quatro MOUs reforçam o direcionamento da Petrobrás de fortalecer a relação comercial com empresas chinesas, dando prosseguimento a iniciativas realizadas pela nova gestão da companhia no Brasil e à missão técnica do presidente Lula, ocorrida em abril. “Estamos reforçando os laços comerciais e estratégicos com os principais grupos empresariais da China. Queremos fortalecer nossos negócios e diversificar as operações, através das novas alianças firmadas com a China Energy, SINOPEC, CNOOC e Citic Construction. Vamos expandir nossos negócios no Brasil e no exterior e apostamos no sucesso futuro dessas alianças que firmamos aqui, na China”, disse Jean Paul Prates.

A empresa diz em um comunicado que os memorandos assinados são de caráter não vinculante e, para acompanhar o progresso dos estudos e discussões, serão formados comitês de representantes de cada empresa. Após a conclusão das análises técnicas necessárias, potenciais projetos advindos dos acordos assinados terão estimativas oficiais de custo, prazo e retorno, a fim de que sejam futuramente apreciados pelas instâncias de aprovação interna, de acordo com a governança da companhia.

Diz ainda que os acordos estão alinhados aos elementos estratégicos do PE 2024-28, que visam preparar a Petrobrás para um futuro mais sustentável, contribuindo para o sucesso da transição energética. Além dos memorandos de entendimento com companhias de petróleo e energia, a companhia assinou também, durante a missão a Pequim, acordos com o Bank of China e o China Development Bank (CDB), dois dos principais bancos da China, com atuação nos setores de petróleo, gás e energia. Durante a missão, Jean Paul Prates e os diretores da Petrobrás visitaram ainda instituições e empresas chinesas do setor. A lista de visitas técnicas inclui a agência de energia da China, National Energy Administration (NEA), Embaixada do Brasil em Pequim, CNPC, Gold Wind, CNPC, Sinochem, State Grid e CNCEC.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of