EMGEPRON E TIDEWISE ASSINAM CONTRATO PARA A CONSTRUÇÃO DE DRONES NAVAIS PARA A BASE DE DEFESA DO PAÍS
A Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) assinou contrato com a TideWise, ambas as empresas associadas ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ), em uma parceria estratégica de construção de drones navais que vai revolucionar a Base Industrial de Defesa e Segurança (BIDS) do País. O contrato contempla o projeto de engenharia e construção de embarcações autônomas multipropósito. O primeiro USV (sigla em inglês para Unmanned Surface Vehicle) SUPPRESSOR será produzido em parceria com a Tidewise, em alumínio naval, com 7 metros de comprimento e movido por propulsão à diesel, associado a uma estação móvel de controle em um container de 20 pés. A embarcação será entregue na sua configuração básica, que consiste de sensores de navegação, sonar multifeixe e ROV (Remote Operated Vehicle). Com um orçamento estimado em 20 milhões de reais, a construção da primeira embarcação tem previsão de finalização para o final do ano de 2025. O contrato ainda prevê a entrega de um protocolo de interface para a embarcação (Application Programming Interface – API), visando o atendimento das demandas específicas dos seus operadores, especialmente, no que se refere ao controle e à segurança das comunicações.
O programa é o primeiro do mercado brasileiro e da América Latina que visa a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no país, com foco no Setor de Defesa e Segurança. As características intrínsecas a esse tipo de embarcação, proporcionam versatilidade, permanência e resiliência em ambientes operacionais marítimos desgastantes e de elevado risco à vida humana, além de prover maior viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental na sua operação. Dessa forma, pode ser operada remotamente ou de forma autônoma, com significativa mobilidade estratégica, seja por via terrestre, marítima ou aérea, otimizando custos logísticos e operacionais. O USV SUPPRESSOR oferece capacidade para a guerra de minas navais, guerra antissubmarino, além de vigilância em águas jurisdicionais marítimas, costeiras, fluviais e restritas, como em baías e lagos.
A embarcação também possibilita, às Forças de Defesa e Segurança, o emprego na garantia à navegação e tráfego marítimo, levantamento hidrográfico, pesquisa oceanográfica ou combate a ilícitos. O contrato materializa a parceria estratégica entre a EMGEPRON e a TIDEWISE, representando um importante marco de desenvolvimento que apresenta soluções inovadoras para o ambiente marítimo e atividades correlatas, além de proporcionar à indústria nacional do setor maior autonomia em tecnologias sensíveis para o País.
A EMGEPRON é uma Empresa pública, não dependente de recursos da União, ligada ao Ministério da Defesa (MD), por intermédio da Marinha do Brasil (MB). Adicionalmente, é credenciada junto ao MD como Empresa Estratégica de Defesa (EED), possuindo mais de 40 anos de experiência no gerenciamento de projetos de elevada complexidade. Sobre a TideWise A missão da TideWise é acelerar a transição para uma indústria mais segura e sustentável, alinhando tecnologia ao aumento da segurança, da confiabilidade e à redução significativa do impacto ambiental e dos custos das operações marítimas. Entre os anos de 2019 e 2020 projetaram e construíram o USV Tupan, a primeira embarcação não tripulada a ser registrada na Marinha do Brasil. Esse acordo foi gestado no ambiente do Cluster Naval, que é presidido pelo Almirante Walter Silva.
Deixe seu comentário