ULTRACARGO ABRE ESPAÇO PARA UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO OPERACIONAL PARA UMA NOVA UNIDADE EM TOCANTINS | Petronotícias





ULTRACARGO ABRE ESPAÇO PARA UM PROGRAMA DE FORMAÇÃO OPERACIONAL PARA UMA NOVA UNIDADE EM TOCANTINS

patriA Ultracargo, provedora de soluções logísticas integradas e maior empresa independente de armazenagem de granéis líquidos do Brasil, está com inscrições abertas para o Programa de Formação Operacional, em Palmeirante (TO). Ao todo, são oferecidas 30 vagas, sendo 50% afirmativas para mulheres. O objetivo da formação, que é gratuita e tem dois meses de duração, é promover a qualificação profissional e preparar profissionais das comunidades locais para futuras vagas de trabalho, tanto na Ultracargo quanto em outras empresas da região. O programa terá início em 05 de agosto, com conclusão prevista para 1º de outubro de 2024. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h e o formato (online ou presencial) será divulgado nas próximas etapas. Para participar é necessário ter mais de 18 anos, morar em Palmeirante ou Colinas do Tocantins, ter Ensino Médio completo, desejável nível técnico e experiência com carga e descarga. As inscrições estarão abertas até 29 de junho. Para se inscrever, basta mandar o currículo para o e-mail projeto.palmeirante@atrativarh.com.br.

Três outras edições do programa já foram realizadas em estados onde a Ultracargo opera terminais portuários: Bahia (Aratu), Pará (Vila do Conde), MaranhãoTrabalhadores Ultracargo que participaram do Programa de Formação (Itaqui), Pernambuco (Suape) e São Paulo (Santos). A formação reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento das comunidades do entorno de suas operações. O foco em vagas afirmativas tem ajudado a elevar o percentual de mulheres em uma função tipicamente ocupada por homens. “Construir um terminal em uma região tão estratégica quanto Palmeirante, ao mesmo tempo que iniciamos um trabalho de formação com 50% das vagas afirmativas para mulheres mostra a importância que a diversidade tem para a Ultracargo”, diz Patrícia Gomes, Diretora de Recursos Humanos, Comunicação e Sustentabilidade da Ultracargo.

Terminal-PalmeiranteA Ultracargo iniciou este ano a construção de um novo terminal de granéis líquidos em Palmeirante.  O Terminal receberá e expedirá produtos pelos modais rodoviário e ferroviário, conectando-se pela malha da VLI até o Porto do Itaqui (MA), onde a Ultracargo tem um terminal que pretende expandir. Ao ser inaugurada, a nova unidade movimentará combustíveis e biocombustíveis, e facilitará a chegada de combustíveis no interior do Maranhão, Tocantins, Pará e Mato Grosso. Ao construir mais um terminal, a Ultracargo dá continuidade à estratégia de transformação em uma empresa de soluções logísticas integradas, conectando a costa brasileira ao interior do país. Serão 13 tanques, sendo 12 deles para armazenamento de produtos como gasolina, diesel e etanol, e o 13º para armazenamento de água que comporá o sistema de combate à incêndio da unidade. Os tanques contarão com um moderno sistema de segurança, com diques de contenção contra vazamentos e acionamento de líquido gerador de espuma em caso de fogo ou chamas. A Central de Transferência de Produtos (CETRAN) não terá mangotes, reduzindo o risco de acidentes e proporcionando melhor ergonomia aos operadores que futuramente trabalharão no terminal. Seguindo o protocolo aplicado na construção do terminal de Vila do Conde (PA), haverá um cuidado com a sustentabilidade, com o reaproveitamento de água na condução dos testes hidrostáticos, e destinação adequada dos resíduos.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of