ENCONTRO EM SÃO PAULO DEBATERÁ INVESTIMENTOS PARA A INTEGRAÇÃO DO TRANSPORTE METROFERROVIÁRIO NO PAÍS
O Plano de Logística e Investimentos do Estado de São Paulo, os avanços do transporte de passageiros por ferrovias, a estratégia de integração da mobilidade ativa por bicicletas e as formas de inovação e desempenho da administração pública no setor são alguns dos temas em destaque na Semana de Tecnologia Metroferroviária, que tem sua 31ª edição de 16 a 19 de setembro. Realizada pela AEAMESP – Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô, o evento é patrocinado pelas empresas comprometidas com a qualidade e segurança do setor e tem parceria e apoio das principais instituições e associações que congregam os profissionais e as empresas da área. A tecnologia metroferroviária no Brasil passou por importantes transformações, impulsionadas tanto pela necessidade de modernização quanto pelo crescimento das áreas urbanas e pelo aumento da demanda por mobilidade eficiente e sustentável. Todas essas evoluções foram antecipadas e apresentadas nas 30 edições da semana, diz Luis Kolle, presidente da Aeamesp.
A cerimônia de abertura acontece dia 16, terça-feira, com a entrega da 12ª edição do Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviário ANP Trilhos – CPTM – TIC
 Trens e palestra magna do presidente da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários, David Barreto. Todos os trabalhos finalistas serão expostos no evento. No segundo dia do evento, a Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo, Natalia Resende, vai apresentar o Plano de Logística e Investimentos do Estado, a partir de 10h30. Mais tarde, os avanços que serão implantados no transporte de passageiros por ferrovias e as estratégias de integração da mobilidade ativa por bicicletas serão expostos pelo coordenador geral de regulação da mobilidade da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, Antonio Espósito, às 17h. 
O terceiro dia está dedicado para exposições sobre inovação e desempenho na administração pública com a participação de Priscila Haidar Sakalem, Secretária de Estado de Transporte do Rio de Janeiro, Edpo Covalciuk Silva, especialista em transporte do Banco Mundial e Michael Sotelo Cerqueira. Diretor Presidente da CPTM. O encontro será mediado pelo advogado Maurício Portugal. Nesse dia acontecem ainda série de encontros setoriais. AEAMESP, ABIFER E ALAF vão realizar seminário de inovações tecnológicas aplicadas para a melhoria de processos ferroviários. Em seguida acontecerão painéis sobre memória ferroviária, debates sobre infraestrutura do setor.
O último dia do evento terá painéis sobre formação de talentos, atuação de mulheres em posição de liderança nas empresas do setor e uma discussão específica sobre a
 aplicação do Building Information Modeling. De acordo com Luiz Kolle, apesar dos avanços, o setor ainda sofre com limitações orçamentárias, que dificultam a expansão e a modernização em ritmo acelerado. Questões legais e ambientais muitas vezes atrasam a implementação de novos projetos. E o envelhecimento de parte da frota e da infraestrutura exige investimentos constantes em manutenção preventiva e corretiva. A semana de inovação tecnológica busca mostrar recorte importante sobre as perspectivas da atividade metroferroviária. Para Kolle, a busca por tecnologias mais limpas, como trens movidos a energia renovável e sistemas de eficiência energética, tende a crescer. “A adoção de tecnologias como bilhetagem digital, sistemas inteligentes de monitoramento e automação total das linhas prometem transformar ainda mais o setor”.

 publicada em 13 de setembro de 2025 às 5:00                            




