O BRASIL FAZ A PRIMEIRA IMPORTAÇÃO DE GÁS DA PROVÍNCIA ARGENTINA DE VACA MUERTA USANDO O GASODUTO NA BOLÍVIA
A Petrobrás e a Pluspetrol realizaram a primeira importação de volumes de gás natural não convencional de Vaca Muerta, produzidos na Bacia de Neuquén, na Argentina. A operação ocorreu na última sexta-feira (3) e FOI anunciadA esta manhã (6), no âmbito do acordo celebrado entre as empresas e suas subsidiárias (Petrobrás Operaciones – POSA – e Gas Bridge Comercializadora). Foram importados 100 mil metros cúbicos de gás natural, produzidos pela POSA e pela Pluspetrol, com o objetivo testar o arcabouço comercial e operacional da operação. O gás foi transportado via gasodutos, da Argentina até a Bolívia e de lá até o Brasil. Pelo contrato, a Petrobrás pode importar até 2,0 milhões de metros cúbicos de gás natural, na modalidade interruptível. Novas operações de importação ocorrerão conforme as empresas identifiquem oportunidades comerciais.
A diretora de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobrás, Angélica Laureano, disse que “Essa primeira operação é um marco relevante para a Petrobras, possibilitada pela integração das infraestruturas e que permite a conexão da produção própria da Petrobras na Argentina, por meio de sua subsidiária POSA, com o mercado nacional. Essa solução logística e comercial abre uma nova possibilidade para importação de gás natural pelo Brasil, refletindo o compromisso da Petrobras com o aumento da oferta e com o desenvolvimento sustentável do mercado de gás natural.“
A Petrobrás mantém operações de produção na Argentina por meio da POSA, subsidiária da companhia que detêm 33,6% de participação não-operada no campo de Rio Neuquén, localizado nas províncias de Rio Neuquén e Rio Negro. A produção de Rio Neuquén é majoritariamente oriunda de reservatórios não convencionais (tight gas) das formações Punta Rosada e Lajas.

publicada em 6 de outubro de 2025 às 12:00 




