MORTE DE PAULO RIBAS DEIXARÁ UM ESPAÇO NO PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO DIFÍCIL DE SER PREENCHIDO
O Petronotícias abre um espaço para uma notícia triste mas, ao mesmo tempo, uma homenagem a um dos engenheiros mais respeitados que morreu na ultima sexta-feira(31) e vai deixar um profunda lacuna no setor nuclear brasileiro: Paulo Oliveira Ribas, o Ribas, como era conhecido. Além de ter sido um nome consagrado no setor de energia, sempre foi um profissional ativo com uma trajetória profissional passando por diversas empresas importantes, como a Eletronuclear, onde trabalhou por 15 anos como Superintendente de Engenharia; Master Deegre em Engenharia Nuclear, foi professor na Universidade Federal de Minas Gerais. Emprestou também o seu talento à Tractebel, onde foi um desenvolvedor de negócios. Ribas trabalha como consultor há dez anos, levando sua experiência para a ABDAN e também para a ABEN.
O Presidente da ABDAN, Celso Cunha, falou com muito carinho sob a sua perda: “Foi diretor da ABDAN por muitos anos, um dos fundadores, a quem o Brasil e o desenvolvimento nuclear devem muito. Um profissional, um conselheiro que fará muita falta no convívio também pelo seu humor e respeito profissional.” O ex-presidente da Eletronuclear e diretor técnico da ABDAN, Leonam Guimarães, também lamentou a perda do amigo. “ Éramos amigos de longa data. Todos perdem com o seu desaparecimento. Uma mente brilhante que vai deixar um espaço na energia nuclear brasileira difícil de ser preenchido. Um profissional querido por todos. Um exemplo.”
Antônio Muller, outro nome que se confunde com a energia nuclear brasileira, Presidente do Conselho de Administração da Tridimensional e ex-presidente da ABDAN, disse que ” A participação do meu caro amigo Ribas, velho companheiro de estrada e de jornada, no Programa Nuclear Brasileiro, nunca será esquecida. Ele era daqueles profissionais que deixam a marca da qualidade por onde passava. Senti muito a sua perda. Sentimos todos. O Brasil deve muito ao seu profissionalismo. Profissional queridíssimo.”
Gustavo Labanca, outro profissional ligado ao setor nuclear por muitos anos, atualmente no Conselho de Administração da TAG, a empresa que detém a mais extensa rede de gasodutos de transporte de gás do país, com mais de 4.500 km, trabalhou com Paulo Ribas durante muitos anos e foi mais próximo dele ainda quando era vice-presidente da ABDAN. “ Guardo na memória todos esses anos ao seu lado. Sempre ponderado, de humor fino, de uma convivência fácil. Sua importância para o Programa Nuclear Brasileiro foi de grande importância. Ultimamente trabalhando como consultor, deu importantes contribuições para o desenvolvimento nuclear do país em vários segmentos que a energia nuclear é utilizada. Com certeza a sua perda abalou a todos nós que tivemos o prazer de conhece-lo. Posso dizer que foi um privilégio.”

publicada em 3 de novembro de 2025 às 19:00 





Paulo Ribas foi um excelente e ponderado profissional e amigo. Um defensor sincero da energia nuclear, estivemos juntos desde o mestrado e admirei sempre sua conduta e seu jeito mineiro de prudência e firmeza em suas convicções. Grande abraço à sua família que ele consistentemente demonstrava apego e carinho. Vai fazer falta!