faixa - nao remover

C&C TECHNOLOGIES VÊ NOVAS OPORTUNIDADES COM LEILÃO DO PRÉ-SAL

Por Rafael Godinho (rafael@petronoticias.com.br) – 

Após concluir o maior levantamento de dados geofísicos de sua história – 100 mil km em águas profundas, a pedido da Petrobrás -, a C&C Technologies, de mapeamento e monitoramento ambiental, vê no leilão do pré-sal uma oportunidade para novas demandas em engenharia submarina offshoreA empresa foi fundada em 1992 pelos irmãos Thomas e Jim Chance, em Lafayette, no estado de Luisiana (EUA), e hoje tem o Brasil como um de seus principais mercados, onde faturou R$ 70 milhões em 2012. “Somos uma empresa privada familiar com atuação global, que emprega cerca de 600 colaboradores distribuídos entre a sede e unidades em Houston (EUA), Cingapura, Brasil, México, África do Sul, Angola, Índia e Reino Unido”, destaca Daniel Monroy, Diretor Geral da C&C Technologies no Brasil. Segundo ele, aqui atuam 100 profissionais, entre engenheiros, geólogos, geofísicos, oceanógrafos, biólogos, químicos, engenheiros eletrônicos e de computação que trabalham embarcados ou na sede brasileira, na Barra da Tijuca (RJ).

A empresa está desde 2004 no Brasil e até hoje não atua em outros países da América do Sul. Qual é o diferencial do Brasil?

Nosso relacionamento com o Brasil é de mais de uma década. O primeiro trabalho da C&C Technologies no país foi realizado em 1997 na Bacia de Campos, um estudo de rota de fibra ótica. É natural que estejamos em um mercado dinâmico e cheio de desafios como o brasileiro. Na indústria brasileira de óleo e gás muito já foi feito, e os resultados são evidentes, entretanto, muito mais ainda deverá ser feito, e nós estamos dispostos a continuar e superar os próximos desafios. A licitação dos blocos no pré-sal antecipa as oportunidades para a engenharia submarina offshore, abrindo novas demandas para pesquisas de campo em águas profundas, que é uma de nossas especialidades.

Como se dá a atividade de monitoramento ambiental por parte da C&C Technologies?

Realizamos os serviços de monitoramento ambiental pela coleta de água, sedimento, plâncton e campanhas de pesca, e usando equipamentos especiais para caracterizar a região costeira e oceânica. O objetivo é fornecer aos clientes subsídios para o processo de licenciamento ambiental offshore.

A empresa está comemorando 100 mil km de dados geofísicos coletados em águas profundas. Qual é a importância dessa marca?

Este é um importante marco para nós, porque é fruto de um trabalho para a Petrobrás iniciado há mais de 10 anos. Para se ter uma ideia, os 100 mil km de dados geofísicos coletados para a Petrobrás de 2005 até hoje representam um terço dos dados coletados pela C&C Technologies em todo o mundo. Seria como dar duas voltas e meia ao redor da Terra.

Desde quando a empresa trabalha junto à Petrobrás?

A C&C Technologies trabalha em parceria com a Petrobrás desde 2002, quando realizou um mapeamento de alta precisão de fundo marinho com o primeiro AUV [veículo submarino autônomo], que utilizava tecnologia de ponta no levantamento de dados. Os resultados obtidos foram aprovados pela Petrobrás e, desde 2005, a C&C Technologies mantém um de seus veículos, o AUV (5ª geração), atuando exclusivamente para ela na coleta e processamento de dados em grande profundidade.

Quais foram os maiores desafios da C&C Technologies nesse tipo de operação?

Como todo avanço tecnológico, nosso maior desafio no início foi mostrar a versatilidade, operacionalidade e qualidade do AUV em coletar dados geofísicos em águas profundas, e aperfeiçoar nossos custos para sermos competitivos em relação à geofísica convencional. Também tivemos que treinar e qualificar nossos operadores e geólogos nesta ferramenta fenomenal, porque a alta qualidade da apresentação dos resultados era um fator importante para garantir ao cliente a informação precisa. As necessidades cada vez maiores de precisão, rapidez e qualidade que nosso cliente exigia levaram ao aprimoramento do AUV ao longo destes anos.

Há outros trabalhos feitos junto à Petrobrás?

A C&C também já forneceu serviços de oceanografia e monitoramento ambiental para a Petrobrás. Em andamento, além do serviço de AUV, a C&C fornece para a Petrobrás serviços de geofísica convencional para laminas d’água até 200m e serviços de meteo-oceanografia operacional.

Quais os maiores clientes da C&C Technologies?

Entre nossos mais importantes clientes se encontram empresas de petróleo internacionais como BP, Chevron, Shell, Statoil e, claro, a Petrobrás se destacando entre todas elas. Fora do setor de petróleo temos outras empresas privadas e governamentais.

Como é a atuação da C & C Technologies no resto do mundo?

Além dos Estados Unidos, temos unidades em Cingapura, Brasil, México, África do Sul, Angola, Índia e Reino Unido.  Porém, nossa atuação é global, tendo realizado serviços em diversos outros países.

Pretendem abrir escritórios em algum outro país da América do Sul, além do Brasil?

Estamos sempre atentos a mercados que necessitem de nossa expertise, avaliando a necessidade de nos estabelecermos para melhor atender nossos clientes. Hoje, nossa unidade no Brasil cobre toda a região da América do Sul, garantindo um atendimento rápido e eficiente para os clientes locais.

Qual foi o faturamento da C&C em 2012?

Nosso faturamento no mundo em 2012 foi de R$ 240 milhões. No Brasil foi de 70 milhões de reais, correspondendo a quase um terço do volume global.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of