CÂMARA DOS DEPUTADOS LANÇA FRENTE PARLAMENTAR EM DEFESA DE PCHS
Será lançada amanhã (21), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das pequenas centrais hidrelétricas (PCHs). A iniciativa foi organizada pelo deputado Pedro Uczai (PT-SC) e pelo Senador Valdir Raupp (PMDB-RO).
“Enquanto na Alemanha e na China, países que mais crescem no mundo, o avanço das fontes renováveis vai provocando o desligamento cada vez por maior tempo das usinas termoelétricas, no Brasil estamos cada vez mais dependentes delas”, analisa Uczai. “Nossa intenção com a frente parlamentar é acompanhar todos os projetos de lei, todas as emendas, todas as iniciativas, toda a problemática do setor nos órgãos do governo federal e estaduais relacionados”, explica.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidroelétricas, Ivo Pugnaloni, todos os estados do Brasil têm obras e projetos de PCHs aguardando análise da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ainda segundo o presidente, são mais de 900 projetos parados na agência, representando mais de 7.000 MW. “Isso é metade de uma Itaipu, mas sem gerar impacto ambiental quase nenhum, ou de fácil mitigação ou reparo”, afirma.
Ainda de acordo com Pugnaloni, existem mais 2.120 MW em 172 projetos aprovados pela Aneel que já possuem licença ambiental, mas que não podem ser construídos por razões econômicas e de concorrência.
Deixe seu comentário