3R FARÁ AJUSTES NA MEDIÇÃO DO POLO MACAU E ESPERA INAUGURAR PLANTAS DE SEPARAÇÃO NO ATIVO EM 2022

rodrigo-pizarroA petroleira independente 3R anunciou ao mercado hoje (13) que alcançou a maior produção bruta medida nos campos do Polo Macau, na bacia Potiguar (RN). Além disso, a empresa também registrou a maior produção de óleo medida pelos medidores de vazão em suas estações de medição em tais concessões. Contudo, esse aumento no volume não foi refletido na produção fiscal, aferida após o processo de separação realizado pela Petrobrás no Ativo Industrial Guamaré. Diante dessa situação, as duas empresas concordaram em estabelecer procedimentos alinhados de calibração do sistema de medição de todas as estações do Rio Grande do Norte interligadas a tal sistema de separação.

Segundo a 3R, a produção de óleo do Polo Macau aferida pelos seus medidores de vazão das estações coletoras foi de 6.590 barris por dia em agosto, superior em 27% à produção de óleo medida em julho. No entanto, esse aumento não se refletiu na produção fiscal, que ficou no patamar de 4.709 barris diários

Este incremento de produção é resultado da realização de 63 operações em poços existentes, sendo 9 workovers com uso de sonda (abertura de novos reservatórios em poços existentes), 15 reativações de poços com sondas e substituições de equipamentos de bombeio e 39 reativações de poços com guindastes, entre 1º de junho a 31 de agosto de 2021”, escreveu o Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da 3R, Rodrigo Pizarro, em comunicado ao mercado.

Screenshot-1xxDiante da diferença entre a medição feita nos campos do Polo Macau e a produção fiscal após o processo de separação da Petrobrás, as duas empresas vão implementar um processo de calibração dos sistemas de medição de todas as estações utilizando os mesmos parâmetros, bem como utilizar a mesma empresa especializada para mitigação de incertezas do sistema, o que deverá ser concluído até a primeira semana de outubro de 2021.

O atual sistema de separação água-óleo permanecerá processando a produção bruta da 3R até que as plantas de separação da petroleira independente estejam concluídas e operacionais, o que deve acontecer no segundo trimestre de 2022. Segundo a 3R, essas novas plantas permitirão o envio da produção de óleo para a Petrobrás já especificado segundo parâmetros regulatórios (medição fiscal), de modo que os valores de produção aferidos pela 3R serão utilizados como referência para os contratos de compra e venda de petróleo acordados com a estatal.

Adicionalmente, as plantas de separação possuem papel fundamental nos planos de revitalização e redesenvolvimento previstos para o Polo Macau, uma vez que impulsionarão a recuperação secundária dos reservatórios por meio da reinjeção de água e a manutenção da pressão destes, bem como viabilizarão o processamento da produção bruta adicional oriunda da futura campanha de perfuração prevista para os campos do Polo Macau”, concluiu Pizarro.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of