PROBLEMAS EM DUTO CAUSA VAZAMENTO NO TEBAR, O MAIOR TERMINAL DA AMÉRICA LATINA | Petronotícias




faixa - nao remover

PROBLEMAS EM DUTO CAUSA VAZAMENTO NO TEBAR, O MAIOR TERMINAL DA AMÉRICA LATINA

Um vazamento de petróleo ocorrido em um oleoduto no Terminal Marítimo Almirante Barroso (Tebar), da Transpetro em São Sebastião, no Litoral Norte, interrompeu as operações de transferência do produto para as refinarias de Cubatão e de São José dos Campos por pelo menos dois dias. O vazamento foi interno e não há registro de óleo no mar.  As operações para as refinarias foram suspensas. Segundo a estatal, foram encontrados “indícios de óleo” em uma bomba localizada em uma bacia de contenção de um dos tanques dentro do terminal.  Há informações de que o vazamento é grande e que o oleoduto teria apresentado fissuras. Muitos caminhões de sucção foram usados para retirar o óleo.
O último grande vazamento de petróleo em oleoduto registrado em São Sebastião ocorreu em 19 de fevereiro de 2004. O rompimento foi detectado no Parque Estadual da Serra do Mar, na Praia do Guaecá, a 4,5 quilômetros acima do nível do mar.
O vazamento ocorrido em 2004 durou seis horas e o petróleo atingiu três rios e a praia do Litoral Norte. O oleoduto, que atendia a Refinaria de Cubatão, apresentava sinais de fadiga. Na época, a Petrobrás não informou a quantidade de óleo vazado.
A Transpetro não informou as causas do acidente, a quantidade de petróleo vazado nem a destinação do produto recolhido. O fato aconteceu no mesmo dia em que a empresa anunciou ao Conselho do Meio Ambiente de São Sebastião um projeto para a ampliação dos píeres de atracação de navios petroleiros no Canal de São Sebastião, obra que depende de licenciamento ambiental. Segundo a secretaria, o licenciamento do terminal marítimo venceu em 2010. O Tebar é o maior terminal marítimo da América Latina e responde por algo entre 55% a 60% de todo o petróleo consumido no País. Seu parque possui dezenas de tanques que armazenam petróleo e derivados provenientes da Bacia de Campos (RJ) e do exterior. Depois, os produtos são transferidos por meio de oleodutos para as refinarias de Cubatão, São José dos Campos, Paulínia e São Bernardo do Campo.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Simone Giovannini Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Simone Giovannini
Visitante
Simone Giovannini

O licenciamento do Terminal de São Sebastião é realizado regularmente no âmbito estadual, junto à CETESB. O licenciamento do Terminal está perfeitamente válido. Deve ser ressaltado que, por força de Lei, não é possível ter licenciamentos ambientais concomitantes, em instâncias estadual e muncipal, para o mesmo objeto. Portanto, não é devido, e seria ilicito, um eventual licenciamento do Terminal de São Sebastião junto a SEMA daquele município de São Sebastião. Ainda, deve ser ressaltado que o incidente de vazamento em tela não ocorreu no mesmo dia em que foi apresentado o projeto de ampliação do Pier do Terminal à Secretaria.… Read more »