BÚZIOS SEDIARÁ O DESAFIO SOLAR BRASIL 2014
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), através do NIDES – Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social, com apoio da concessionária Ampla e da Prefeitura de Búzios, realizará de 12 a 16 de novembro, no município do litoral fluminense, o Desafio Solar Brasil 2014. O evento, que está na sua 6ª edição, é uma versão brasileira do Frisian Solar Challenge, realizada na Holanda, e que é considerada o principal evento europeu para embarcações solares.
Vão participar na competição cerca de 300 universitários de sete estados e 50 professores e orientadores, divididos em 23 equipes. Os barcos participantes são projetados e construídos pelos próprios estudantes. O objetivo é estimular o desenvolvimento de aplicações de novas tecnologias de fontes de energia limpa e renovável como combustível para a mobilidade.
O município de Búzios foi escolhido para sediar o evento por fazer parte do projeto cidades inteligentes, aquelas que desenvolvem ações para reduzir a emissão de poluentes. Além do evento, também serão realizados workshops sobre telemetria e monitoramento, propulsão elétrica, geração de energia elétrica a partir de placas solares, smart grid, assuntos relacionados à geração de energias renováveis, medição inteligente, engenharia elétrica, mecânica, eletrônica e naval, consumo consciente de energia, além de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Uma comissão técnica formada por professores da UFRJ e principais patrocinadores selecionará o melhor projeto das equipes sob o ponto de vista técnico, concedendo o Prêmio Fernando Amorim ao melhor projeto. A equipe vencedora será aquela que melhor conseguir juntar velocidade e eficiência energética nas provas de corrida das embarcações elétricas movidas a energia solar na Orla Bardot.
Deixe seu comentário