faixa - nao remover

PLANO ENERGÉTICO DESCARTA CONSTRUÇÃO DE USINAS NUCLEARES NO BRASIL ATÉ 2021

Nada de usinas nucleares no Brasil até 2021. Afetado ou não pelo acidente de Fukushima, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, declarou que não há necessidade de qualquer usina nuclear até a próxima década, liberando apenas as construções de Angra 3.

Apesar da previsão feita no plano elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética, que falava sobre pelo menos mais quatro usinas nucleares no Brasil, até 2030, o quadro é diferente. Em 2021, quando o próximo Plano Energético será publicado, também não deverá constar a necessidade de construir novas centrais nucleares. O atendimento será com hidrelétricas e fontes complementares, como eólica, térmica e gás natural. O novo programa nuclear ainda não está pronto e detalhes como o tipo de central e a tecnologia a ser usada vão sendo discutidos.

Quanto às concessões de usinas hidrelétricas que vencerão a partir de 2015, o governo ainda não decidiu se colocará os empreendimentos novamente em leilão ou se vai renovar os contratos. Entre 2015 e 2017 serão vencidas concessões de empreendimentos responsáveis pela geração de 20 mil MW.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of