GRÉCIA E BULGÁRIA VÃO CONSTRUIR UM NOVO GASODUTO PARA LIGAR OS DOIS PAÍSES
Grécia e Bulgária fazem acordo para construção de um gasoduto entre os dois países e a criação de um terminal de gás natural liquefeito (GNL) perto da cidade grega do norte de Alexandroupolis. O acordo foi assinado pelo primeiro-ministro grego Alexis Tsipras – a esquerda – e pelo presidente búlgaro Rosen Plevnelev (foto), durante a visita de Tsipras à Sofia. O foi acordo assinado dentro do contexto do terceiro Conselho de Cooperação de alto nível entre a Grécia e a Bulgária. O diretor de pesquisa do Instituto de Relações Internacionais grego Constantinos Filis, disse que:
“A Bulgária é provavelmente o parceiro de Grécia mais próximo nos Balcãs, mas mais pela reflexão e menos como resultado de um plano estratégico. Há potencial nas relações bilaterais, especialmente dada a ligação de energia, mas até hoje não temos visto qualquer coisa substantiva”.
Enquanto isso, seguindo a aproximação entre Rússia e a Turquia, o Stream, oleoduto turco, projetado para transportar o gás da Rússia para a Turquia e Grécia, através do Mar Negro, pode ser reativado. Ele está muito ligado ao Ocidente, e especialmente aos Estados Unidos e seria ele o último recurso da Rússia, se este escolhesse prosseguir com este projeto.
Além da energia, Tsipras e Borisov também falaram sobre a necessidade de acelerar a construção de uma ligação ferroviária a partir de Alexandroupolis para o Resort do Mar Negro de Burgas, como forma de impulsionar o comércio e o turismo entre os dois estados membros. Tsipras disse que as relações entre Atenas e Sófia são “um modelo de cooperação construtiva para a promoção da paz e da estabilidade em toda a região”. O primeiro-ministro grego também disse que os dois países permanecem pilares da segurança e estabilidade, apesar dos desafios que enfrentam na fronteira externa da União Européia
Deixe seu comentário