Braskem
faixa - nao remover
Assim Saúde

EMPRESA BRASILEIRA DESENVOLVE NOVO PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

índiceUm trio de pesquisadores brasileiros desenvolveu uma nova forma de produzir hidrogênio, a partir da água, sem o consumo de energia elétrica. A tecnologia foi desenvolvida ao longo de 2014 e, no mês de outubro daquele ano, os pesquisadores Nilson Barbosa (foto), Cleriston de Moraes Leal e Antônio Augusto Brandão Frazão fundaram a empresa Evoluções Hidrogás, no estado do Maranhão.

A invenção já desperta o interesse em potenciais clientes. Segundo Barbosa, já há uma indústria de peróxido de hidrogênio interessada no processo, que consiste na utilização do processo químico de hidrólise – isto é, a quebra de uma molécula por água. Deste processo, um dos produtos resultantes é o hidrogênio, uma fonte de energia que é vista como excelente alternativa para países que não possuem fontes naturais ou reservas de combustíveis.

Barbosa explica que, atualmente, já existem dois projetos de hidrólise patenteados por americanos: o primeiro combina água, base, alumínio e gálio; e o segundo combina água, boro hidreto, base e um sal de um metal de transição. “Esses dois processos são inviáveis porque não existem reservas abundantes de gálio e boro no planeta“, afirmou o sócio-diretor da Evoluções Hidrogás.

Já o processo desenvolvido pela empresa brasileira, de acordo com Barbosa, é viável pois combina apenas substâncias abundantes, como base, alumínio, ácido e água (que pode ser até do mar). Ainda segundo o diretor, todos os países poderão se beneficiar do invento. Porém, o processo poderá ser protegido por patente em 148 nações.

A tecnologia desenvolvida pelos brasileiros poderia viabilizar um projeto britânico para produção de etanol a partir de água e ar*. “Hoje já existem vários países procurando desenvolvê-lo. Esse projeto não é protegido por patente, porque a técnica já é conhecida“, explicou. “Este projeto é inviável, porque precisa de muito hidrogênio e os equipamentos de obtenção de hidrogênio são onerosos, além do grande consumo de energia, principais fatores que leva e o custo de produção do etanol. Porém, com o uso do nosso processo, esse projeto se torna viável“, afirmou Barbosa.

Como exemplo, a Evoluções Hidrogás afirma que seria possível produzir 24 milhões de m³ de hidrogênio em 24 horas, utilizando o seu processo. “No entanto, no processo de hidrólise não existem limitações. Com exemplo, pode ser obtido 1 m³ ou 1 milhão de m³ de H2 em alguns minutos ou em longo espaço de tempo, se preferido por tempo indeterminado. Os limites são impostos apenas pela dimensão dos equipamentos da planta“, explicou.

O processo de hidrólise usado pela companhia para produção de hidrogênio também gera alguns subprodutos com diversas aplicações, como produção de coagulantes para tratamento de águas e efluentes, fertilizantes, adubos, revestimentos antichama, fármacos, medicamentos antiácidos, entre outros.

* Capturando gás carbônico do ar e hidrogênio da água.

Inscrever-se
Notificar de
guest
20 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Hernane Babo
Hernane Babo
9 anos atrás

Este processo é fantástico, visitei o site da empresa http://www.evolucoseshidrogas.com.br

Souza
Souza
9 anos atrás
Daniel
Daniel
9 anos atrás

O correto é:
http://www.evolucoeshidrogas.com.br
Projeto forte, Brasileiro. Bilhões de dólares já foram investidos nas pesquisas sobre hidrogênio, por países. De repente uma pequena empresa de pesquisa chega com a solução pronta! Que bom o planeta agradece!

Souza
Souza
9 anos atrás
José Filho
José Filho
9 anos atrás

Excelente projeto!

Raphaella
Raphaella
9 anos atrás

Se for lançado no Canadá, Japão ou China, decola rapidinho. No Brasil nada acontece, porque os políticos não tem visão, são todos semi-analfabetos tecnologicamente falando!

Uma tecnologia abrangente, deste prorte, pode trazer muitas divisas para o nosso país, quando for usada por outros países.

Carlos Neto
Carlos Neto
8 anos atrás
Responder para  Raphaella

nao acho que os politicos sao analfabetos… quem dera!!! é má fé. eles não tem o menor senso de sociedade e não estão nem ai para qualquer coisa que não seja beneficio próprio. Eles são só lobistas: alguns, mais burros, dos próprios interesses; outros, de interesses alheios

Jorge Flores
9 anos atrás

Congratulations, these are the kind of ideas that Latin America needs to become first world. We have the talent to solve problems at a fraction of developed countries with tons of resources.
Hope so you get the interest and finance of Latin American companies to launch your solution worldwide.

Thanks for the good news, is what all we need to continue fighting every day.

Salvador Rodrigues
Salvador Rodrigues
9 anos atrás
Responder para  Jorge Flores

A economia do hidrogênio agradece. Grande, esplêndido, meus parabéns! Uma das principais questões relacionadas à implementação da economia do hidrogênio é a forma de produção do hidrogênio puro, o que se encontra na natureza. É possível produzi-lo de duas formas: ou seja em grandes unidades de produção, ou descentralizada (também referida como onsite), na qual os insumos são transportados até um lugar proximo do consumidor final (como um posto de abastecimento) e lá ocorre a produção de H2 à medida que é utilizado. Observei no site a Evoluções Hidrogás que tecnologia alcançada é a solução que todos os países estão… Leia mais »

Silvio Santos
Silvio Santos
9 anos atrás

Excelente avanço tecnológico!

Anônimo
Anônimo
8 anos atrás

Evoluções hidrogas? não era Evoluções Energia? e o captor de eletrons?

yoyoyo
yoyoyo
7 anos atrás
Responder para  Anônimo

estos tipos son genios ingentaron la energia infinita y ahora le hidrogeno infinito jajajaja DELINCUENTES!!!!

Brunna Silva
Brunna Silva
7 anos atrás

Alguém sabe como entrar em contato com a empresa?
Já tentei e deu inexistente tanto o número quanto a página no face.

gabriel
gabriel
7 anos atrás
Responder para  Brunna Silva