EXCESSO DE GÁS NA ATMOSFERA VOLTA A COLOCAR EM RISCO A CAMADA DE OZÔNIO DO PLANETA | Petronotícias




faixa - nao remover

EXCESSO DE GÁS NA ATMOSFERA VOLTA A COLOCAR EM RISCO A CAMADA DE OZÔNIO DO PLANETA

qaqaEntre 2004 e 2014, os níveis de diclorometano aumentaram 8% por ano.  A camada de ozônio pode estar ameaçada novamente. Os níveis de diclorometano aumentaram 8% por ano. O aumento do uso do gás pode ter uma forte influência.  Um estudo, publicado na revista Nature Communications, revelou que a recuperação da camada de ozônio pode demorar mais do que o esperado, caso a emissão de substâncias químicas não diminua. O diclorometano é usado como solvente de pintura e para preparar compostos químicos de geladeiras e aparelhos de ar-condicionado. O gás ozônio, que envolve o planeta, protege a Terra contra radiações solares nocivas. O buraco nesta camada foi descoberto na década de 1980. Em 1987, o Protocolo de Montreal proibiu o uso de clorofluorcarbonetos (CFC), que permaneciam por um longo tempo no ambiente e danificavam a camada.

O diclorometano, também conhecido como cloreto de metileno, libera cloreto em sua decomposição, o que pode danificar a camada de ozônio, caso chegue até ela. Esta substância não havia sido incluída no protocolo porque ela se decompõe após cerca de cinco meses na atmosfera. Entre 2004 e 2014, os níveis de diclorometano aumentaram 8% por ano. Se esta tendência continuar, a camada de ozônio pode não se recuperar em 2065 (ano originalmente previsto sem considerar as emissões de diclorometano), mas só a partir de 2095.

Segundo o estudo, o aumento das emissões de diclorometano ocorre porque esta substância é importante na fabricação de hidrofluorcarbonetos, compostos químicos utilizados para substituir outros gases que causam o efeito estufa. Além do diclorometano, outros gases de vida curta, que também têm cloro, danificam a camada de ozônio. Porém não foram feitas medições sobre suas concentrações na atmosfera. Para os cientistas, este estudo mostra a importância de se analisar em longo prazo todos os gases que ameaçam a camada de ozônio, além da necessidade de se ampliar o protocolo de Montreal.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
*Diclorometano, a Substancia Química Nociva a Seres Vivos | radioproletario Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Leia mais: Excesso de gás na atmosfera volta a colocar em risco a camada de ozônio […]