TOTAL LUBRIFICANTES EXPANDIRÁ PRESENÇA NO BRASIL ATÉ 2019 | Petronotícias




faixa - nao remover

TOTAL LUBRIFICANTES EXPANDIRÁ PRESENÇA NO BRASIL ATÉ 2019

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) – 

Olivier Bellion - diretor geral da Total Lubrificantes do Brasil 2A Total Lubrificantes tem várias metas para o mercado brasileiro para os próximos anos. Apesar da crise, a empresa investiu na expansão de sua fábrica no estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a produtividade da unidade. Agora, segundo o diretor-geral da companhia no Brasil, Olivier Bellion, a empresa vai ampliar a a rede de Postos de Troca de Óleo Rápida (ROC) e aposta na sua primeira linha de produtos voltados exclusivamente à utilização doméstica. “Em quase 20 anos de Brasil, é a primeira vez que a Total Lubrificantes aposta na ampliação do seu portfólio de soluções para se aproximar ainda mais dos seus consumidores finais“, afirmou o executivo. Bellion acrescentou que a Total Lubrificante deseja expandir sua presença nacionalmente até 2019 e, para isso, está trabalhando para aumentar a participação de mercado em dois nichos: de caminhões e motocicletas.

Como a Total planeja alcançar a meta de ser a maior companhia de energia responsável do mundo em 20 anos? Pode citar as três principais medidas para isso?

Ser a maior empresa de energia responsável significa fornecer energia limpa, acessível e confiável. E para atingir esse objetivo, a Total, nos próximos 20 anos, trabalhará em uma série de frentes para superar três grandes desafios: satisfazer a demanda por energia de uma população mundial crescente, por meio do fornecimento de energia que contribua para o desenvolvimento econômico e social; combater o aquecimento global, integrando a questão climática à nossa estratégia; e se adaptar às mudanças no comportamento dos consumidores, reinventando continuamente nossa relação com nossos consumidores.

Como tem sentido o mercado brasileiro?

Apesar do cenário atual se apresentar bastante desafiador com a crise política e econômica que afetou a todos os setores do Brasil, a Total Lubrificantes acredita no país. Por isso, entre 2015 e 2016 investimos cerca de R$ 10 milhões para modernizar a nossa fábrica em Pindamonhangaba, no interior de São Paulo. Essa iniciativa teve como objetivo garantir o aumento da produtividade, da segurança e da sustentabilidade da planta por meio da modernização de parte dos equipamentos e da infraestrutura da empresa. Não poupamos esforços para alinhar o nosso parque industrial com as mais recentes tecnologias e com as necessidades do mercado, que começa a reagir timidamente. São em momentos de crise que precisamos aproveitar as oportunidades para crescer e é isso o que temos feito nos últimos anos por aqui.

A crise ainda tem impactado os negócios da Total Lubrificantes?

De forma geral, a crise tem impactado a todos os setores da economia brasileira. O setor automotivo começa a dar sinais positivos agora em 2017. Independentemente disso, a Total Lubrificantes tem ampliado os seus nossos negócios apostando em outros nichos de mercado. Um deles é a ampliação da nossa rede de Postos de Troca de Óleo Rápida (ROC). Somente neste ano, já inauguramos 15 unidades e, até dezembro, devemos abrir uma média de 20 ROCs no país. Atualmente, nossos 45 Postos de Troca de Óleo Rápida estão localizados em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e no Distrito Federal.

Além disso, lançamos nossa primeira linha voltada exclusivamente à utilização doméstica. A ‘Total Wash’ é uma gama de limpeza automotiva com cinco produtos para o cuidado completo de carros, motos e caminhões. Em quase 20 anos de Brasil, é a primeira vez que a Total Lubrificantes aposta na ampliação do seu portfólio de soluções para se aproximar ainda mais dos seus consumidores finais. Até então, estávamos presentes no mercado profissional com lubrificantes mineral, sintético e semissintético, fluidos para transmissões automática e manual, e a nossa rede ROC.

Como a empresa planeja crescer dentro do mercado brasileiro nos próximos anos? Pode citar as principais medidas para alcançar este crescimento?

Queremos expandir a nossa presença nacionalmente até 2019. Para isso, temos trabalhado arduamente para aumentar o Market share da Total Lubrificantes em dois nichos muito importantes para o nosso negócio. Tanto os caminhões, quanto as motocicletas nos direcionam nesse sentido com a marca ELF (linha de lubrificantes), que neste ano completa 50 anos e é a mais prestigiada do automobilismo esportivo mundial. Nossa rede de distribuição tem papel fundamental para atingirmos esse objetivo nos próximos dois anos. Não à toa, temos ampliado e capacitado os nossos profissionais e colaboradores para, juntos, alcançarmos os resultados esperados. Ou seja, o atendimento e os serviços são muito importantes no mercado brasileiro.

Quais são as perspectivas para o futuro da empresa no país?

Acreditamos no Brasil e estamos no país para os próximos 20, 30, 40 e 50 anos. Por isso, continuaremos a investir nesse grande mercado para crescer e ter uma marca consolidada por aqui com uma rede de Postos de Troca de Óleo Rápida disponível em todo o território nacional, bem como com novos produtos e soluções para atender aos mais diversos nichos, como o industrial. 

A empresa lançou o um novo óleo sintético. Como tem sido a aceitação deste produto no mercado brasileiro?

Sim, lançamos o QUARTZ 9000 Future FGC OW-20 no primeiro semestre deste ano. Além de ser adaptado aos recentes motores leves e modernos downsizing*, o produto com tecnologia Fuel Economy atende às normas API SN e ILSAC GF-5, apresenta baixa viscosidade, oferece maior proteção contra o desgaste dos motores modernos e equipados com a tecnologia Stop & Start e, entrega ainda modernidade, qualidade e o alto desempenho reconhecidos da marca da família Total QUARTZ. Comparado aos lubrificantes convencionais do mercado, o nosso QUARTZ 9000 Future permite longos intervalos de troca que geram uma economia de combustível de até 4% por conter propriedades antidesgastes e de detergência, bem como características antioxidantes e anticorrosivas.

*Em linhas gerais, no automobilismo, o downsizing é uma técnica para diminuir a capacidade cúbica dos motores dos veículos, mantendo a potência.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
TOTAL apresentará perspectivas com setor de óleo e gás do Brasil durante evento no Rio – Forum Capixaba de Petróleo e Gás Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Em entrevista ao Petronotícias, a Total Lubrificantes revelou que tem várias metas para o mercado brasileiro para os próximos anos. Apesar da crise, a empresa investiu na expansão de sua fábrica no estado de São Paulo, com o objetivo de aumentar a produtividade da unidade. Agora, segundo o diretor-geral da companhia no Brasil, Olivier Bellion, a Total Lubrificantes vai ampliar a a rede de Postos de Troca de Óleo Rápida (ROC) e aposta na sua primeira linha de produtos voltados exclusivamente à utilização doméstica. […]