MONOPÓLIO É O PRINCIPAL PROBLEMA PARA A FALTA DE COMBUSTÍVEL PARA OS NAVIOS NO PORTO DE SANTOS | Petronotícias




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MONOPÓLIO É O PRINCIPAL PROBLEMA PARA A FALTA DE COMBUSTÍVEL PARA OS NAVIOS NO PORTO DE SANTOS

eeeO monopólio da Petrobrás no abastecimento dos navios que chegam e saem do Porto de Santos continua sendo o principal problema no abastecimento das embarcações que estão comendo o pão de o diabo amassou para diminuir os prejuízos.  Os navios  continuam a registrar atrasos por conta de problemas no abastecimento. A falta de barcaças e até de combustível atrasa o planejamento das embarcações e causa prejuízos aos usuários do cais santista. Os cargueiros utilizam um produto especial em seus motores denominado óleo bunker. No Porto de Santos, seu carregamento é realizado pela Transpetro, subsidiária da Petrobrás. Para que um navio seja abastecido, eles  fazem uma solicitação à Transpetro. O pedido tem de ser apresentado com 7 a 10 dias de antecedência. É nos tanques da empresa, em Cubatão, onde fica armazenado o combustível. As unidades são interligadas por cinco dutos.

O problema vem se arrastando há meses, mas em agosto ficou mais grave. Isto aconteceu porque houve um inesperado aumento na demanda de óleo combustível pelas usinas termelétricas, que aumentaram sua produção. O  diretor  do Sindamar, José Roque,  reafirmou que o problema acontece devido monopólio da Petrobrás:  “Os navios não têm opção na cabotagem,  já que no primeiro caso a navegação é na costa brasileira, com os demais portos do país estão enfrentando a mesma dificuldade. Os  outros navios que saem direto para o exterior,  necessariamente têm que ser abastecidos em Santos. Se não o fizerem,  não atingem o destino final. Quando aumenta o número de navios para abastecimento, enfrentam-se sempre atrasos. E quando chega a temporada de navios de cruzeiros, a situação é critica, já que a prioridade são os navios de passageiros”.

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