ACORDO ASSINADO POR TEMER COM AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA CAUSA DESCONFORTO NO BRASIL | Petronotícias




faixa - nao remover

ACORDO ASSINADO POR TEMER COM AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA CAUSA DESCONFORTO NO BRASIL

swsEstá provocando polêmica nos meios diplomáticos, militares e científicos o protocolo adicional ao Tratado de Não Proliferação Nuclear, assinado pelo presidente Michel Temer, na quarta-feira, em Nova York, após seu discurso de abertura da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas. O documento permite que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) realize inspeções surpresa em instalações nucleares, entre elas militares, no território nacional.  Preparado há mais de um ano, o aditivo contraria o disposto na Estratégia Nacional de Defesa, que havia sido escrita no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e chancelada pelo então ministro da Defesa, o gaúcho Nelson Jobim. Nos meios militares, uma das preocupações é com as pesquisas e o desenvolvimento do submarino com propulsão nuclear pela Marinha. Na área científica, a crítica é com relação ao acordo abrir portas para fiscais internacionais investigarem pesquisas sem aviso prévio.

Para os críticos do acordo, ao permitir acesso a qualquer instalação brasileira pelos fiscais da AIEA, o Brasil está abrindo mão da soberania nacional. Nenhuma nação com arsenal atômico declarado – EUA, Reino Unido, China, França e Rússia – assinou o tratado. Tampouco países que detêm armas nucleares, mas não as declaram, como Paquistão, Índia e Israel. Não se sabe ao certo o quanto a Coreia do Norte domina a tecnologia atômica e sua capacidade para lançamento. Cerca de 50 países assinaram o aditivo, entre eles África do Sul, Irlanda, Áustria, México e Nigéria. Como parte do acordo fechado no governo Barack Obama, o Irã também permitiu acesso aos inspetores internacionais.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Antonio Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Antonio
Visitante
Antonio

Governo golpista, ultra-neo-liberal, sem legitimidade, usurpador, direitista, sem compromisso algum com a Nação, faz de tudo para poder participar de UM jantar com o Presidente da Casa Matriz.
O ex-Diretor de E&P da Petrobras, Geólogo Guilherme Estrella, defende que houve uma ruptura democrática no Brasil, portanto, será necessária uma outra ruptura para que o País recupere sua soberania, com a anulação deste acordo e de outras tantas transações lesa-Pátria, que Temer está fazendo.