MOÇAMBIQUE VAI AUMENTAR INVESTIMENTOS NA BUSCA DE PETRÓLEO E GÁS EM SEU MAR TERRITORIAL | Petronotícias




faixa - nao remover

MOÇAMBIQUE VAI AUMENTAR INVESTIMENTOS NA BUSCA DE PETRÓLEO E GÁS EM SEU MAR TERRITORIAL

HHSHSAs províncias moçambicanas de Nampula e Zambézia começarão a operação de pesquisa sísmica marinha com o intuito de confirmar a presença de petróleo e gás em quantidade que justifique a exploração comercial. A prospecção vai durar até o mês de abril de 2018. Moçambique tem vivenciado o crescimento dos investimentos no setor energético. Em 2016 o Instituto Nacional de Petróleo (INP) já havia assinado acordos com a Transnacional francesa CGG para a pesquisa na região de Zambézia e Rovuma. A agência financeira    Standars and Poor’s  previu que o país apresentará tendência de crescimento de seu Produto Interno Bruto até o ano de 2020 e o decréscimo da dívida pública em decorrência da expansão da atividade de extração de recursos naturais.

A pesquisa sísmica visa, inicialmente, fazer o mapeamento dos recursos naturais, ciente das questões de envolvem a preservação marítima e a salvaguarda das espécies nativas. Como aponta o Ministério de Recursos Naturais e Energia moçambicano, este projeto encontra-se nas fases iniciais do processo de extração de hidrocarbonetos, correspondente as fases de Pré-oferta das concessões a empresas de Pesquisa e Exploração.

Durante a apresentação do programa, realizada na cidade de Quelimane, representantes da sociedade civil questionaram quanto ao retorno das receitas adquiridas da atividade econômica. O Governo moçambicano havia anunciado no mês de agosto a criação de um fundo soberano  para as receitas dos recursos naturais, destinado a projetos de desenvolvimento nacional e a ser gerido pelo Banco Nacional de Investimentos. A crescente produção de carvão mineral seria o principal fornecedor dos recursos para o Fundo. Compreende-se que essa possibilidade de aquisição de receitas por meio da extração de petróleo poderá representar um fator impulsionador do desenvolvimento do país, em caso de uma aplicação coerente do Fundo, de acordo com as necessidades sociais moçambicanas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of