SBM NEGOCIA DOIS ACORDOS DE LENIÊNCIA PARA VOLTAR A SER CONTRATADA PELA PETROBRÁS | Petronotícias




faixa - nao remover

SBM NEGOCIA DOIS ACORDOS DE LENIÊNCIA PARA VOLTAR A SER CONTRATADA PELA PETROBRÁS

SBM OffshoreA SBM anunciou novas medidas para tentar resolver suas pendências legais e voltar a ser contratada pela Petrobrás. A companhia holandesa informou que propôs dois acordos de leniência às autoridades brasileiras e à petroleira. Caso as negociações sigam adiante e terminem com sucesso, seria uma grande vitória para a empresa, uma das principais fornecedoras de FPSOs do mundo e que está impedida de participar de licitações da estatal brasileira.

Um dos acordos de leniência está sendo negociado com o Ministério Público Federal (MPF), enquanto que o segundo está sendo discutido com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC), a Advocacia-Geral da União (AGU) e a Petrobrás. Em setembro, a petroleira anunciou que a empresa holandesa poderia participar novamente de suas concorrências. Mas disse que ainda era necessário o fechamento de um acordo de leniência para que a SBM fosse autorizada a disputar as licitações.

“No entanto, para celebrar os acordos de clemência, a companhia precisaria estar em condições de alcançar o encerramento satisfatório de todas as autoridades brasileiras e da Petrobrás em todas as questões pendentes de leniência ao mesmo tempo. Em vista da situação atual, a companhia não pode garantir que uma solução satisfatória seja alcançada”, acrescentou a SBM, em nota.

Os dois acordos estão sujeitos a revisão e aprovação do Tribunal de Contas da União. E, segundo a SBM, o tribunal fez uma revisão preliminar do acordo proposto ao MTFC, indicando algumas preocupações com alguns dos termos do documento. “Essas preocupações referem-se ao escopo e à suficiência dos valores pagos pela SBM como compensação por danos à Petrobrás. O TCU emitiu um mandato suspendendo a assinatura do Acordo MTFC até o final de novembro de 2017 e declarou que precisaria aprovar os termos e condições deste acordo antes da assinatura”, explicou a companhia holandesa.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

NA PETROBRAS, ACORDOS DE LENIÊNCIA SÃO CELEBRADOS, O PRODUTO DO ROUBO APARECE MAIS A OUVIDORIA E COMPLIANCE NÃO INVESTIGA SEUS GERENTES NO COMETIMENTO DE ATO ILÍCITOS. A Petrobras ao receber de volta tamanha quantia a título de reparação pelos danos causados por essas empresas deveria ao menos desconfiar da origem desses ilícitos e mapear os responsáveis. Não foi exatamente o que ocorreu, pois fizeram vistas grossas e permaneceram silentes. Sequer a Ouvidoria Geral e o Compliance da Petrobras investigaram o fato, embora sabedores que a propina corria solto naquela época nos contratos que a Engenharia da estatal celebrou com Roll… Read more »