AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA SE REÚNE EM PARIS E LANÇA NOVO PROGRAMA PLURIANUAL PARA ENERGIA LIMPA | Petronotícias




faixa - nao remover

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA SE REÚNE EM PARIS E LANÇA NOVO PROGRAMA PLURIANUAL PARA ENERGIA LIMPA

Ibrahim Baylan

Ibrahim Baylan

A Agência Internacional de Energia anunciou o seu Programa de Transições de Energia Limpa, um novo plano plurianual de vários milhões de euros para apoiar transições de energia limpa em todo o mundo. Com o apoio de vários países  membros empenhados em promover o desenvolvimento de energia limpa, o novo Programa destina-se a alavancar a experiência energética única  em todos os combustíveis, além de  tecnologias para ajudar a acelerar as transições globais de energia limpa, particularmente nas principais economias emergentes. Ministros e altos funcionários do governo dos 29 países membros da Agência Internacional de Energia, sete países da Associação – Brasil, China, Índia, Indonésia, Marrocos, Cingapura e Tailândia – e outros parceiros, bem como mais de 30 CEOs de toda a cadeia de energia, se reuniram em Paris para a Reunião Ministerial de 2017 da AIE, sob a presidência de Ibrahim Baylan, Ministro da Coordenação de Políticas e Energia da Suécia.

 A reunião destacou o papel da AIE  como a principal autoridade energética do mundo e um centro global de energia limpa. De acordo com a estratégia da agência para

Faith Birol

Faith Birol

abrir as suas portas aos países emergentes, os Ministros da AIE convidaram o México como o 30º membro. O tema da reunião de dois dias foi “Reforçar a segurança energética para o crescimento sustentável da energia”.  Foi uma oportunidade para os governos e a indústria discutirem grandes questões energéticas, incluindo como criar as condições adequadas para investimentos em energia e construir uma estrutura para os mercados de energia do século XXI, estimulando a inovação em energia e tecnologia e examinando o potencial transformador das tecnologias digitais em sistemas de energia nas próximas décadas.

A reunião permitiu que os ministros da AIE analisassem as etapas que a agência deveria tomar para ampliar a  agenda estabelecida na última reunião ministerial, em 2015, pelo Dr. Fatih Birol, diretor executivo da AIE. Baseia-se em três pilares: expandir o mandato da AIE sobre segurança energética além do petróleo para gás natural e eletricidade; abrindo as portas da agência aos países emergentes; e transformar a AIE em um hub global de energia limpa, inclusive para eficiência energética. Os ministros da AIE expressaram  forte apoio aos progressos alcançados nos últimos dois anos e aprovaram novos trabalhos em cada um dos três pilares da agência, fortalecendo o diálogo com a indústria e continuando sua ênfase na digitalização afetará o setor de energia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of