faixa - nao remover

AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA PREVÊ CRESCIMENTO DA SOLAR E EÓLICA E ESTADOS UNIDOS LÍDER MUNDIAL DE PETRÓLEO&GÁS

dddO ressurgimento da produção de petróleo e gás dos Estados Unidos, um declínio profundo no custo das energias renováveis e a crescente eletrificação estão mudando a face do sistema energético global e aumentando as formas tradicionais de atender à demanda de energia, de acordo com o World Energy Outlook 2017. Um mix energético mais diversificado na China é outro dos principais impulsionadores dessa transformação. Nos próximos 25 anos, as necessidades energéticas crescentes do mundo serão satisfeitas primeiro por energias renováveis e gás natural, já que os custos em declínio rápido tornam a energia solar a fonte mais barata de geração de eletricidade nova. A demanda global de energia será 30% maior em 2040 – mas ainda metade do que teria sido sem melhorias de eficiência.

Os anos de boom para o carvão acabaram e a procura de petróleo diminuiu, mas não será revertida antes de 2040, mesmo quando as vendas de carros elétricos aumentarem significativamente. O WEO-2017, publicação principal da Agência Internacional de Energia, prevê que nas próximas duas décadas, o sistema energético global estará sendo reformado por quatro grandes forças: os Estados Unidos devem se tornar líderes incontestáveis em petróleo e gás no mundo; as energias renováveis estão sendo implantadas rapidamente graças à queda de custos; a participação da eletricidade no mix de energia está crescendo; e a nova estratégia econômica da China leva-lo a um modo de crescimento mais limpo, com implicações para os mercados mundiais de energia. A energia  solar está configurada para liderar as adições de capacidade, empurradas pela implantação na China e na Índia, enquanto isso na União Europeia, a eólica  se tornará a principal fonte de eletricidade logo após 2030.qaa

Fatih Birol, diretor executivo da AIE, disse que  “A energia solar está avançando nos mercados de energia globais, uma vez que está se tornado a fonte mais econômica de geração de eletricidade em muitos lugares, incluindo China e Índia. Os veículos elétricos  estão na pista rápida como resultado do apoio do governo e da queda dos custos da bateria, mas é muito cedo para escrever o obituário de petróleo, já que o crescimento para caminhões, aviação, petroquímica, transporte e aviação continuam a aumentar a demanda . Eles elevam a demanda de petróleo para 105 milhões de barris por dia até 2040. Os EUA se tornarão o líder incontestável da produção de petróleo e gás por décadas, o que representa uma grande agitação para a dinâmica do mercado internacional “.ssws

A revolução do petróleo de xisto e gás nos Estados Unidos continua graças à notável habilidade dos produtores de desbloquear novos recursos de forma econômica. Em meados da década de 2020, os Estados Unidos deverão se tornar o maior exportador de GNL do mundo e um exportador de petróleo líquido até o final dessa década. Isso está tendo um grande impacto nos mercados de petróleo e gás, desafiando os fornecedores históricos e provocando uma grande reorientação dos fluxos de comércio global, com consumidores na Ásia representando mais de 70% das importações mundiais de petróleo e gás até 2040. O GNL dos Estados Unidos é acelerando também uma grande mudança estrutural para um mercado de gás mais flexível e globalizado.

Ao mesmo tempo, uma forte ênfase nas tecnologias de energia mais limpas, em grande parte para enfrentar a má qualidade do ar, está catapultando a China a ocupar um lugar como líder mundial em veículos eólicos, solares, nucleares e elétricos e a fonte de mais de um quarto de crescimento projetado no consumo de gás natural. À medida que o crescimento da demanda na China diminui, outros países continuam a aumentar a demanda global – com a Índia representando quase um terço do crescimento global até 2040.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of