ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO DEVE SER PRODUZIDO EM ESCALA COMERCIAL EM 2015
A Petrobrás vem estudando a produção de etanol de segunda geração há oito anos no seu Centro de Pesquisas, o Cenpes, e estima que o volume de desenvolvimento do combustível chegue à escala comercial em 2015. A informação foi dada pelo gerente de Gestão Tecnológica da Petrobrás Biocombustível, João Norberto Noschang Neto, em evento em São Paulo.
“Já produzimos 80 mil litros em planta de demonstração e a meta da Companhia agora é a produção em escala comercial em 2015”, afirmou Norberto. Ele contou ainda que a Petrobráas Biocombustível vai buscar a integração da unidade de segunda geração com as usinas de etanol de primeira geração, a fim de conciliar alta produtividade com baixo consumo de enzimas.
De acordo com o Norberto, a estatal desenvolveu também uma tecnologia própria para produção de biodiesel e ela será utilizada na usina que está em fase de implementação no estado do Pará. “A vantagem em dominar esse processo tecnológico é ter baixo consumo de catalisador, menor perda de matéria-prima e glicerina, coproduto da produção, com 50% menos de sal e mais valor de mercado”, afirmou.
Acho que houve um equivoco. Eu disse que desenvolvemos duas tecnologias. Uma para producao dw biodiesel de oleos vegetias com algumas vantagens. E outra, de producao de etanol de segunda ggeracao a partir do bagaco da cana de acucar. Peco corrigir a materia. Obrigado!
Já providenciamos a correção.
Gratos.