faixa - nao remover

BIOSUL BUSCA INTERNACIONALIZAÇÃO DE SUA SOLUÇÃO PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS CONTAMINADOS COM ÓLEO

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

Guilherme Cruz, presidente da EBCIOs planos de expansão de negócios estão bem definidos para a empresa química nacional Biosul (assista ao vídeo de apresentação da companhia ao lado, na seção Vídeo Corporativo). Recentemente, um grupo empresarial se uniu à companhia, com a meta de ampliar a atuação internacionalmente. A Biosul possui uma solução inovadora que pode ser usada, dentre diversas aplicações, na limpeza química industrial de tanques de armazenagem de óleo e gás e tratamento de resíduos contaminados com óleo. “O destaque principal é para as areias, na qual chegamos a uma taxa de descontaminação de 99,9% mesmo que esta esteja com elevada concentração de óleo em qualquer padrão de viscosidade, inclusive em areias já consideradas betuminosas”, explicou o diretor da companhia, o engenheiro Guilherme Simões Cruz. O executivo revelou que outro objetivo é desenvolver a tecnologia para outras aplicações no setor de óleo e gás. Ele acrescentou ainda que a Biosul buscará ainda a participação em grandes projetos na área de descontaminação de resíduos de hidrocarbonetos, nos mercados nacional e internacional.

O senhor pode nos explicar o que é a Biosul?

Trata-se de uma empresa química 100% nacional, fundada no ano 2000, que desde sua origem encontrou seu caminho no desenvolvimento de produtos voltados para aplicações no setor de óleo e gás.

O seu fundador, o engenheiro químico José Roberto Benedito, dedicou sua vida profissional à comprovação da sua tese, na qual seria possível, através de solução química, atuar no rearranjo molecular e na tensão superficial, promovendo desta forma a quebra da emulsão entre o produto aplicado e o óleo, preservando todas as suas características oleofínicas originais, e principalmente sem qualquer reação química entre este óleo e o produto aplicado.

Desta forma foi criado o BDO2002, que sob patente registrada se tornou único, exclusivo e deu origem a uma família de produtos com diversas aplicações. Trata-se de uma solução de base aquosa, atóxica, com PH neutro e biodegradável.

Recentemente um grupo empresarial, do qual eu faço parte, se uniu a Biosul com o objetivo de implementar o desenvolvimento dos negócios e ampliar internacionalmente a comercialização de seus produtos.

O primeiro passo foi enquadrar a Biosul na sua atividade principal, que é a de pesquisa e desenvolvimento de novas aplicações para a família BDO2002, com destaque neste momento para a pesquisa voltada a atingir a micro emulsão visando potencializar o uso do produto. Isto além de ser responsável pela fabricação dos produtos, mantendo elevado padrão de qualidade e a eficiência industrial necessária.

Formamos também uma parceria com a Oiltek Ind. Com. e Serv. De Prod. Quím. e Derivados de Petróleo LTDA., que será responsável pela comercialização exclusiva no mercado nacional, assistência técnica para suporte aos clientes nas diversas aplicações de nossos produtos, e do desenvolvimento do mercado internacional, cuja expectativa é a de iniciarmos nossa atuação em um curto espaço de tempo.

Como a família BDO2002 tem sido aplicada no mercado brasileiro?

Atualmente, a família BDO2002 já tem sua aplicação e eficácia reconhecida na limpeza química industrial de tanques de armazenagem de óleo e gás, de águas ácidas no refino, das próprias torres de refino, das tubulações de condução e de produção e perfuração e de suas respectivas ferramentas e acessórios além de toda a linha de permutadores/trocadores de calor.

Além da limpeza industrial, destacamos sua aplicação no tratamento de resíduos contaminados com óleo, com destaque principal para as areias, na qual chegamos a uma taxa de descontaminação de 99,9% mesmo que esta esteja com elevada concentração de óleo em qualquer padrão de viscosidade, inclusive em areias já consideradas betuminosas.

E quais as vantagens que esta solução fornece para os clientes?

Esta é a pergunta mais importante, pois é exatamente nas vantagens de sua aplicação que a família BDO2002 se destaca.

Na limpeza química industrial, começamos pela alteração da reologia dos óleos, fluidificando e promovendo a facilitação de sua remoção das paredes aonde se aderiu. Com isto, temos já uma redução muito significativa no tempo de execução dos processos envolvidos. Se consideramos também o princípio ativo do produto que promove a quebra da emulsão entre o óleo e a solução do BDO2002, e que como resultado temos duas fases perfeitamente distintas e estáticas, tendo a facilidade da sua separação por uma simples operação de bombeamento seletivo. E que esta separação tem três vantagens adicionais, sendo a primeira o reaproveitamento do óleo residual, pois este mantém suas características químicas inalteradas. A segunda é o próprio reaproveitamento do produto, que mantém seu princípio ativo por mais de uma operação. E a terceira, e muito importante, é que o processo ocorre sem qualquer geração de resíduo que precise ser processado posteriormente.

Na limpeza dos permutadores/trocadores de calor, as principais vantagens dos produtos da família BDO2002 utilizados, é que não se torna necessário a desmontagem dos equipamentos para execução de qualquer limpeza mecânica além do próprio efeito apassivador do produto.

Em ambos os casos, a redução de tempo, de processos envolvidos, da redução do homem-hora para execução dos serviços e dos custos de parada de produção, geram uma surpreendente economicidade, eficiência no processo e como consequência o significativo aumento de competitividade para seus usuários.

No caso da descontaminação de resíduos, além da redução dos custos em geral, destacamos a elevada taxa de descontaminação próximo dos 100%, e ainda o aproveitamento do óleo contaminador pela sua separação, além da sua neutralidade ao meio ambiente por ser um produto ecologicamente correto.

Como vê o ambiente de negócios dentro do setor de óleo e gás hoje?

De uma maneira geral, eu vejo com certo otimismo devido aos ajustes dos preços internacionais a patamares que estimulam o retorno gradativo dos investimentos no setor. E mais no curto prazo, pelo menos no Brasil, o principal foco será na atividade de produção, pois afinal temos as reservas do pré-sal que precisam ser exploradas para ajudar no desenvolvimento de nosso país.

E em relação ao futuro, quais são suas perspectivas?

Com os objetivos traçados de buscarmos parcerias, principalmente junto aos grandes players mundiais do setor de limpeza industrial, de desenvolvermos nossa tecnologia para outras aplicações no setor de óleo e gás e aumento de eficácia do produto, além do desenvolvimento para participação em grandes projetos na área de descontaminação de resíduos de hidrocarbonetos, nos mercados nacional e internacional, temos uma perspectiva empresarial definitivamente muito promissora.

Em 2018, a Oiltek estará presente na OTC, em Houston, e na SPE Europe, em Abeerden, apresentando nossos produtos e esperamos na ocasião uma aceitação internacional muito boa. Sem dúvidas, estamos muito otimistas e acreditamos em um crescimento expressivo de nossas empresas em um futuro bem próximo. Visite o site: www.biosulquimica.com

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of