ARÁBIA SAUDITA PODE ESTAR PERTO DE UMA RECESSÃO. ALEMANHA E CHINA ESTÃO COM A ECONOMIA CADA VEZ MAIS FORTES | Petronotícias




faixa - nao remover

ARÁBIA SAUDITA PODE ESTAR PERTO DE UMA RECESSÃO. ALEMANHA E CHINA ESTÃO COM A ECONOMIA CADA VEZ MAIS FORTES

ddAs primeiras estimativas para o PIB da Arábia Saudita indicam que a economia saudita diminuiu 0,7% em 2017. As estimativas do lado da oferta mostram que o setor de petróleo contraiu 3%, enquanto o setor não petrolífero cresceu 1%. A extração de petróleo caiu 3,5%, impactada pelo acordo OPEP de novembro de 2016 para reduzir a produção, enquanto o refino de petróleo aumentou 2,4%. No setor não petrolífero, a construção (-3,4%) contraiu fortemente, enquanto os serviços financeiros e empresariais aumentaram.

Para 2018, o governo anunciou um orçamento recorde para ajudar a retirar a economia da recessão. A Alemanha, por sua vez,  sente uma  forte expansão. A economiafdd alemã cresceu 2,2% em 2017, o ritmo mais forte desde 2011. A procura interna foi um dos principais impulsionadores (+2,2%). Vale a pena referir que o investimento em máquinas e equipamentos mostrou-se consideravelmente maior do que o investimento na construção, apesar de as ordens de encomenda no setor de construção estarem lotadas. As exportações reais aumentaram 4,7%. O desenvolvimento económico muito positivo veio acompanhado com um crescimento de emprego extraordinariamente forte. O número de pessoas empregadas cresceu 1,5%, a maior taxa de expansão nos últimos dez anos.

cfffNa China, a economia dá sinais de força, mas um certo número de indicadores apontaram para um impulso mais lento este ano. O crescimento das exportações aumentou, é agora de 10,9% (contra 12,3% em novembro). As importações desaceleraram acentuadamente, com subida de 4,5% (era de 17,7%). O crescimento do saldo em dívida desacelerou para 12,7% (13,3%). A confiança das empresas permanece controlada. No lado da produção, a medida oficial das fábricas diminuiu para 51,6 pontos (a partir de 51,8) devido ao crescimento mais lento na produção e nas novas encomendas. Olhando para o futuro, o crescimento económico deverá perder algum ritmo em 2018. Antecipamos um crescimento de 6,4%.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of