ACCIONA SE INTEGRA AO GRUPO DE EMPRESAS QUE PEDE A ELIMINAÇÃO DOS SUBSÍDIOS AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS | Petronotícias




faixa - nao remover

ACCIONA SE INTEGRA AO GRUPO DE EMPRESAS QUE PEDE A ELIMINAÇÃO DOS SUBSÍDIOS AOS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS

dA espanhola  ACCIONA, um grupo global atuando na  promoção desenvolvimento e gestão de infraestruturas, água, serviços e energia renovável, passou a ser uma das signatárias, em conjunto com mais 54 empresas, da “Declaração de Negócios Internacionais”, que pede  aos governos dos países membros do G20 a implementarem a eliminar os subsídios de combustíveis fósseis até 2025. Os compromissos foram  assumidos durante o Acordo de Paris. A ação promovida por várias organizações internacionais, como a We Mean Business, Corporate Leaders Group e CDP, a declaração foi apresentada no dia anterior à celebração da “Cúpula do Planeta Único” em Paris, que coincide com o segundo aniversário do Acordo de Paris.

O documento afirma que as economias fiscais decorrentes da eliminação de subsídios de combustíveis fósseis devem ser alocadas para investimentos em economia de baixo carbono, energias renováveis e eficiência energética. O manifesto solicita aos governos que desenvolvam uma estratégia para descarbonizar suas economias, e revisar e aumentar as suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), para alcançar os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris, adotado na COP21. As empresas estão pedindo aos governos que apresentem seus objetivos e compromissos revisados para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC) até 2020.

Outra medida identificada pela declaração, no que se refere à implementação do Acordo de Paris, é um sistema de preços do carbono que penalize as emissões e impulsione os negócios e os investimentos das empresas para modelos de negócios com baixa emissão de carbono. Os líderes empresariais, dentre os quais José Manuel Entrecanales, presidente da ACCIONA, pediram o apoio das empresas às recomendações da Força Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD), estabelecidas em um guia desenvolvido por membros do Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável (WBCSD) No Guia da Divulgação Financeira Relacionada ao Clima, os CEO’s promovem uma gestão eficaz e uma divulgação transparente dos riscos, oportunidades e impactos financeiros decorrentes das mudanças climáticas.  A “Cúpula do Planeta Único”, em Paris, procurou lembrar ao mundo a urgência de adotar medidas para combater as mudanças climáticas, dois anos após o Acordo de Paris, que foi o último grande progresso multilateral alcançado nesta área.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of