CERIMÔNIA NO RIO DE JANEIRO MARCA O INÍCIO DA INTEGRAÇÃO DO PRIMEIRO SUBMARINO DA CLASSE RIACHUELO
Foi realizada nesta terça-feira (20) no Rio de Janeiro, a cerimônia que marcou o início da Integração dos submarinos da Classe Riachuelo, que estava sendo construído na Nuclep e foi transferido para o Estaleiro de Construção do Complexo Naval de Itaguaí. Além do Presidente Michel Temer, do Governador Luiz Fernando Pezão, também estiveram presidentes o Ministro da Defesa, Raul Jungman, Ministro da Marinha, o Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e muitas personalidades do setor nuclear brasileiro. Será também neste estaleiro a construção e a integração do primeiro submarino nuclear brasileiro.
Para lembrar, o primeiro submarino de propulsão convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) foi transferido no para o Estaleiro de Construção, na Ilha da Madeira, no Complexo Naval de Itaguaí, no dia 13 de janeiro deste ano. O Prosub prevê outras três unidades convencionais e o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.
As seções S3 / S4 / 2B, fabricadas pela Nuclep, fazem parte da composição do SBR-S40 Submarino Riachuelo. A operação logística da transferência exigiu um planejamento de meses e incluiu a retirada de trechos da rede elétrica. Na etapa mais complexa da operação foi usado um veículo especial de 320 rodas que transportou as 619 toneladas das três seções, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura. As outras duas seções restantes do Riachuelo, pesando 487 toneladas e medindo 30 metros, foram transferidas separadamente para o Estaleiro de Construção, onde o submarino terá a sua montagem final para ser lançado ao mar no segundo semestre de 2018 para os primeiros testes de navegação.
[…] Fonte: Petronotícias […]