COPPE, PETROBRÁS E SUT PROMOVEM SEMINÁRIO SOBRE A GERAÇÃO EÓLICA OFFSHORE
A Coppe/UFRJ, a Petrobrás e a Society for Underwater Technology (SUT) vão realizer nesta quinta-feira(22) o seminário Offshore Wind Power – Prospective Scenarios & Main Drivers and Barriers. O evento vai reunir especialistas britânicos para debater a tecnologia para geração eólica offshore. O panorama da indústria no setor e as iniciativas da Petrobrás na geração deste tipo de energia. O seminário será realizado no Rio de Janeiro, das 13h00 às 16h20, no auditório do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), na Cidade Universitária. O evento, aberto ao público e gratuito, contará com a presença de representantes das empresas SNC-Lavalin’s Atkins Royal e Boskalis Westminster, além do professor Feargal Brennan, diretor de Energia na Universidade Cranfield, em Milton Keynes (Inglaterra). Brennan lidera uma equipe de 200 pesquisadores em temas como energia eólica e energia dos oceanos. O professor também dirige o Cranfield – Oxford University Renewable Energy Marine Structures (REMS), um centro especializado em estruturas marítimas para energias renováveis.
Programação
13h – 13h50 – Offshore Wind Industry Overview (UK market and global) – Atkins Global
13h50 -14h40 – Installation and maintenance of offshore wind turbines (evolution and performance) – Boskalis
14h40 – 15h30 – Offshore Wind Power (Technology Achievements: state-of-the-art and beyond) – Professor Feargal Brannan, Cranfield University (Reino Unido)
15h30 – 16h20 – Iniciativas da Petrobras em geração eólica offshore – Cenpes
A Petrobras anuncia saída do biodiesel, dos fertilizantes, da petroquímica, da geração elétrica, da distribuição de GLP, de áreas terrestres e águas rasas, argumentando foco no negócio produção de óleo offshore, do pré-sal e águas profundas.
Seria respeitoso para com a sociedade e acionistas, a Diretoria da Petrobras explicar e justificar a entrada nesta nova fronteira de produção de energia.