WEBNORDESTE APRESENTA PLANO DE EXPANSÃO INTERNACIONAL VISANDO FORNECER PRODUTOS PARA EUA E ÁSIA | Petronotícias




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WEBNORDESTE APRESENTA PLANO DE EXPANSÃO INTERNACIONAL VISANDO FORNECER PRODUTOS PARA EUA E ÁSIA

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) – 

Iwaldo MirandaCom um planejamento bem definido, a empresa WebNordeste já traçou seus próximos passos para conquistar novos negócios. A companhia, que possui uma fábrica na Bahia onde produz equipamentos para a indústria de petróleo e gás, visa expandir sua atuação para outros territórios além das fronteiras brasileiras, conforme explica o executivo Iwaldo Miranda. “Temos buscado negócios com outros países. Estamos ainda na fase de prospecção, mas já temos bons indicativos, o que nos levará à OTC Houston. Estaremos no pavilhão brasileiro da feira com nosso corpo técnico, mostrando a empresa para o mundo”, afirmou Miranda. Mercados como América do Norte e Ásia estão no radar de oportunidades da companhia, que terá como foco o fornecimento de cabeças de poços, árvores de natal e válvulas para topsides de FPSOs. “Algumas empresas grandes vendem um produto padronizado. Nós já buscamos o contrário. Oferecemos soluções customizadas que atendam às necessidades específicas”, acrescentou.

Qual o foco de atuação da empresa atualmente?

Nossa empresa é uma fabricante de cabeça de poço e árvore de natal. Nós temos uma especialização de fazer isso tanto para poços em terra como para offshore, que nos leva para alguns mercados específicos. Ainda estamos trabalhando apenas em águas rasas. Além destes dois equipamentos, fabricamos também válvulas, especificamente as eclusas e válvulas de alta pressão, que são usadas em topsides de FPSOs. A empresa atende a duas importantes especificações da API: a 6A, que é para onshore, incluindo as válvulas porque em cima do navio é considerado onshore; e a 17D para a parte offshore.

Quais são os principais projetos em andamento?

A empresa faz parte de um grupo de várias outras fábricas e bases de serviço em toda América Latina, chamado Moto Mecánica Argentina (MMA). Temos uma outra fábrica na Argentina, além desta da Bahia, e várias bases de serviço, estas aprovadas e certificadas pela API. Estas bases estão espalhadas, por exemplo, pela Bolívia, que é um lugar tecnicamente crítico, porque trabalha com altas pressões e contaminantes corrosivos. É um lugar mais crítico que requer equipamentos mais sofisticados. Estamos de uma forma importante estabelecidos nos principais países onde tem óleo e gás, com bases e serviços, e isso nos dá uma vantagem estratégica aqui no mercado sul-americano e que nos credita a buscar novos mercados.

Detalhe um pouco como está este trabalho de expansão internacional.

Eu ingressei da WebNordeste no ano passado e temos buscado negócios com outros países. Estamos ainda na fase de prospecção, mas já temos bons indicativos, o que nos levará à OTC Houston. Estaremos no pavilhão brasileiro da feira com nosso corpo técnico, mostrando a empresa para o mundo. A empresa já está muito bem estabelecida na América do Sul. O objetivo agora é uma real internacionalização de buscar outros mercados, como América do Norte e Ásia. Estamos buscando novos clientes e mercado, além de analisar de que forma será nossa expansão.

Quais são os produtos que a empresa pretende oferecer no mercado internacional?

Os produtos seriam aqueles dois mencionados anteriormente (cabeça de poço e árvore) para poços em terra e no mar. Além destes dois produtos, as válvulas topside fazem parte do grupo de soluções que estamos levando no nosso trabalho de expansão internacional.

Quais são os principais diferenciais destes produtos?

O que nos temos como diferencial é que trabalhamos com soluções de engenharia. Então, aqueles clientes que estão buscando produtos engenheirados são o nosso foco. Algumas empresas grandes vendem um produto padronizado. Nós já buscamos o contrário. Oferecemos soluções customizadas que atendam às necessidades específicas. Queremos clientes que estejam do nosso lado, fidelizados, e que valorizem esta nossa habilidade. Nossa meta é oferecer uma solução com melhores práticas, de acordo com o tipo de perfuração que o cliente usa. Desta forma, podemos propor um ou outro equipamento que traga economia de aluguel  da sonda. Se com nossa solução ele consegue economizar entre 10 e 30 horas em cada poço, isso é muito representativo. Uma hora de uma sonda alugada custa muito caro.

A empresa tem uma área de Pesquisa e Desenvolvimento. Nos conte um pouco do seu funcionamento.

O mercado sempre avança tecnologicamente, buscando soluções de equipamentos mais capazes. Temos um laboratório na nossa fábrica nos torna independentes. Fazemos testes, como o criogênico e de exposição ao fogo. Isso é o desenvolvimento tecnológico. Tudo isto é uma capacitação que torna a empresa um fornecedor engenheirado, entregando um produto que capacita nosso cliente em trabalhar em  condições críticas de uma forma mais rápida. 

Qual planejamento de crescimento para próximos anos?

Nossa empresa  tem um plano de expansão muito responsável, buscamos estar presente com bases locais, certificadas e aprovadas com o pessoal técnico capacitado, o que nos dá uma segurança de fazer um negocio confiável. Para onde quer que esse trabalho de internacionalização nos leve, será uma expansão responsável. Isso vai ser analisado de mercado a mercado para que nosso crescimento seja sólida e não apenas momentânea.

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