TERMELÉTRICA DE CUIABÁ VAI SER FECHADA PORQUE A PETROBRÁS NÃO QUER VENDER O GÁS PARA SUA OPERAÇÃO

sss

A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F,   suspendeu as operações da usina termelétrica de Cuiabá porque a Petrobrás se recusa a vender o gás, combustível da usina. Cessando suas atividades, 100 pessoas serão demitidas. Controladora da Usina Mário Covas – e do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso, a empresa  suspendeu suas atividades  depois da  medida tomada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que  arquivou uma ação protocolada pela empresa pedindo a apuração da conduta concorrência  da Petrobrás que se recusa a fornecer o gás natural.  Com essa decisão a empresa alega falta de perspectiva em receber combustível da Petrobrás, que detém o monopólio no mercado de importação de gás natural.

Segundo a Âmbar  o não recebimento do gás a usina torna-se inviável a manutenção de um empreendimento desse porte nas condições atuais. A Usina Mário Covas, como é conhecida, foi comprada pela empresa dos irmãos Joesley e Wesley Batista, em 2015, mesmo ano em que o pedido de investigação tinha sido protocolado no Cade. A Âmbar disse que estava disposta a operar enquanto tivesse gás, mas a Petrobrás ainda  se recusa a vender gás natural para a termelétrica.

Sobre os quase 100 funcionários da termelétrica que atuam nas operações do gasoduto e da usina, a empresa informou que vai iniciar um processo de negociação com o sindicato para suspender temporariamente os contratos de trabalho. A Usina Térmica de Cuiabá, com capacidade de gerar até 480 megawatts de energia elétrica, é uma das mais modernas e eficientes do Brasil, e sua produção é relevante para o sistema elétrico nacional como reconhecido pelo Ministério de Minas e Energia, que chegou a interceder junto à Petrobras para que o fornecimento de gás fosse retomado.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Manuel Freitas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Manuel Freitas
Visitante
Manuel Freitas

E por quê a Petrobrás se recusa vender gás?
Favor investigar e esclarecer os leitores