NORTE ENERGIA FARÁ NOVA REUNIÃO COM INDÍGENAS PARA DEFINIR FUTURO DE BELO MONTE
O presidente do consórcio Norte Energia, responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, Carlos Nascimento (foto), vai se reunir novamente nesta terça, em Altamira, no Pará, com grupos indígenas que reivindicam mudanças no Plano Básico Ambiental (PBA). O plano foi aprovado pela Funai e pelo Ibama, mas os índios não estão satisfeitos com os termos e ocupam parte do canteiro de obras da usina há 20 dias. Uma parte da população indígena foi ouvida ontem, mas a outra parte ficou para a reunião de hoje.
Os indígenas querem a suspensão da licença de instalação do empreendimento, para que seja feita a rediscussão do Plano Básico Ambiental, previsto para vigorar já este mês. A Funai informou em nota que se reúne regularmente com as aldeias envolvidas, e que aceita a possibilidade de fazer adequações limitadas ao plano.
Por causa do impasse na região, mais de mil operários do Consórcio Construtor de Belo Monte encontram-se de braços cruzados, aguardando a retomada das obras. Antes da entrada em vigor do Plano Básico Ambiental, as aldeias da estavam recebendo um valor mensal de R$30 mil. No entanto, de acordo com o início do plano, o pagamento foi suspenso no mês passado.
Deixe seu comentário