APÓS SANÇÕES DE TRUMP, CHINESA CNPC PODE ASSUMIR PROJETO DE GÁS DA TOTAL NO IRÃ
Nas últimas semanas, EUA e China se envolveram em discussões sobre disputas comerciais entre os dois países. Curiosamente, enquanto o presidente Donald Trump tenta frear o domínio de produtos chineses no mercado dos EUA, a sua decisão de sanções no Irã deve abrir as portas para ampliar a presença dos asiáticos no país do Oriente Médio. No mercado, especula-se que a estatal chinesa CNPC estaria pronta para assumir a participação da Total no projeto de gás South Pars, no Golfo Pérsico.
Para lembrar, Trump decidiu impor novas sanções contra o Irã, depois de abandonar um acordo fechado no final de 2015 que limitava as atividades nucleares da nação. Muitas empresas estariam sofrendo pressão para abandonarem projetos em solo iraniano, incluindo a Total. O projeto de South Pars está sendo desenvolvido por um consórcio formado pela empresa francesa (50,1%), CNPC (30%) e a estatal iraniana NIOC.
Resta saber agora se a companhia chinesa realmente irá assumir a fatia da Total e como esse movimento poderá interferir nas negociações comerciais em curso com a Casa Branca.
Deixe seu comentário