PRESSÃO DOS CAMINHEIROS OBRIGA PETROBRÁS A CEDER, ANUNCIANDO REDUÇÃO DE 10% NO DIESEL POR 15 DIAS | Petronotícias




faixa - nao remover

PRESSÃO DOS CAMINHEIROS OBRIGA PETROBRÁS A CEDER, ANUNCIANDO REDUÇÃO DE 10% NO DIESEL POR 15 DIAS

parenteNo duelo contra os caminhoneiros, a Petrobrás capitulou. Em uma entrevista convocada às pressas na noite desta quarta-feira (23), diante do caos que estava se instalando no Brasil, o presidente da estatal, Pedro Parente, anunciou uma redução de 10% no preço do diesel por um período de 15 dias. O desconto não afetará o valor da gasolina. Parente disse que a decisão é exclusivamente da diretoria-executiva da empresa, e supostamente tomada sem pressão do governo ou de grevistas, e que a ideia é permitir um ambiente favorável às negociações entre os manifestantes e o governo federal.

Nós decidimos dar à nossa contribuição para a construção desse ambiente de trégua. A diretoria-executiva decidiu reduzir o preço do diesel em 10% por um período de 15 dias. Após esse intervalo, voltamos a implementar e operar de acordo com a política que vocês conhecem”, explicou o presidente.

Parente afirmou que com a medida, a Petrobrás vai manter fixo o preço do combustível pelas próximas duas semanas. A decisão não será revertida, mesmo que o objetivo de contribuir para entendimento entre caminhoneiros e Planalto não seja alcançado. “Essa redução de 10% representa um desconto de 23 centavos por litro. O que nós entendemos é que, para os consumidores, teria que ocorrer uma redução de 25 centavos por litro de diesel”, detalhou. “Não foi uma decisão fácil para nenhum de nós. Nesse momento difícil, foi a decisão acertada”, acrescentou.

O tom das declarações de Parente mudou bastante em relação ao início da semana. Em uma demonstração de força, Parente afirmou na segunda-feira que a política de preços da Petrobrás, que tem contribuído muito para a disparada dos preços, não sofreria modificações. Na coletiva de hoje, Parente voltou a dizer que a política seguirá, sendo esta a “mais acertada” para os negócios da companhia. Porém, em virtude do cenário de paralisações, o executivo disse que o desconto temporário é uma “contribuição” da estatal para interromper “os transtornos para a população e movimentação de cargas”.

O impacto dessa redução temporária no caixa da petroleira será de R$ 350 milhões durante os 15 dias. A estatal levou em conta que o prejuízo seria ainda maior caso as manifestações comprometessem o funcionamento de suas refinarias. Pesando na balança, a Petrobrás optou então por conceder o desconto.  “Não estamos com as refinarias paradas, mas a operação delas pode ser prejudicada. No limite, parando todas as refinarias, poderíamos ter uma perda diária de faturamento de R$ 90 milhões. As operações da empresa são prejudicadas por essas paradas. Faz sentido para nós buscar a normalidade do funcionamento de todas as empresas do Brasil, incluindo a Petrobrás”, explicou Parente.

7
Deixe seu comentário

avatar
6 Comment threads
1 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
deco bambajoão batista de assis pereiraLuciano Seixas ChagasSeixas Fan Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Não é bem assim que a Petrobras deveria conduzir seus megaempreendimentos para exploração do pré-sal brasileiro. Em 2016, por exemplo, a Brookfield Infrastructure Partners liderou a compra de uma operadora de gasodutos da Petrobras, a NTS por meros 5 bi de dólares. Outra rede de gasodutos da estatal, com metade da capacidade, obteve recentemente lances de cerca de 8 bilhões de dólares de investidores. Tão logo concluiu a compra da NTS, analistas da Saibus Research elevaram o preço-alvo para ações da Brookfield Infrastructure Partners, citando um aumento em suas margens de lucro recorrentes. Desde então, as ações subiram 18 por… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

É um belo exemplo de um bem elaborado plano de contingência para crise. Primeiro o grande “gestor” arrota alto para o público com a sua peculiar prepotência, a não flexibilização da imutável política de preços, a paritária e alinhada aos valores internacionais que, se não imperiosamente seguida, quebrará de novo a Petrobras. Intramuros, entretanto, o “gestor” cede a pressão eleitoreira do inanimado governo Temer que o nomeou e dos seus medíocres ministros, todos os denunciados por corrupção e formação de quadrilha, e assim, combinado, reduzem o preço do diesel: primeiro em dose homeopática para provocar os grevistas caminhoneiros, justificando a… Read more »

Seixas Fan
Visitante
Seixas Fan

Onde está Pullen Parente é séquito?

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

????. Nos quintos …..

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

FORMA INEPTA DE GOVERNAR IMPOSTA AO POVO BRASILEIRO PELO ATUAL GOVERNO, TRADUZINDO A HIPOCRISIA DESSES GOVERNANTES. A ação dos caminhoneiros em paralisar todo um sistema de transportes de cargas e locomoção no Brasil, ainda que causando tanto transtorno a coletividade, era totalmente previsível e com pleno respaldo popular. Afinal, o resultado da equação que resultou da absurda política na formação de preços dos combustíveis havia chegado ao valor limite em que o povo poderia suportar. Neste sentido, o povo aderiu plenamente ao movimento em nome da própria sobrevivência, por estar direta ou indiretamente impactados pela absurda política de formação de… Read more »

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

NA BOCA DO TUBARÃO – SISTEMA BANCÁRIO FAZ A FESTA E VAI A FORRA CONTRA A PETROBRAS: https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,petrobras-deve-pesar-na-bolsa-enquanto-mercado-acompanha-greve-dos-caminhoneiros,70002322351 Não faz muito tempo a Petrobras andou processando o sistema bancário por suposta interferência cambial, com sérios prejuízos a estatal. Não durou muito a observarmos no dia de hoje o contragolpe desferido pelo sistema bancário contra a estatal petroleira. Mediante as declarações: “As regras do jogo mudaram”, proferida pela equipe do Itaú BBA, um dos bancos que decidiram cortar recomendações de compra para o papel da Petrobras nesta quinta-feira, 24 faz todo sentido. Observando o fluxo de negócios no Bovespa no dia… Read more »

deco bamba
Visitante
deco bamba

Este presidente banqueiro tem que ser demitido. O mal que fez ao pais é imensurável. Se for feito uma sindicância mais elaborada vai aparecer algo estranho nas negociações de ativos da Petrobras.