EQUINOR, EXXONMOBIL E PETROGAL APRESENTAM MELHOR OFERTA POR UIRAPURU. PETROBRÁS DECIDE ENTRAR NO CONSÓRCIO
Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –
A disputa começou intensa e acirrada. O primeiro bloco ofertado na 4ª rodada do pré-sal foi Uirapuru, na bacia de Santos, e atraiu quatro consórcios, todos com grandes petroleiras internacionais. Quem levou a melhor foi o grupo formado por Equinor – antiga Statoil – (28%), ExxonMobil (28%) e Petrogal (14%), que apresentou uma oferta de 75,49% de excedente em óleo para União. Este foi um dos blocos em que a Petrobrás manifestou o interesse em ser operadora, com participação mínima de 30%. Mas como a estatal não fez parte do consórcio vencedor, a companhia teve um prazo para decidir se iria ingressar no grupo ou não. Após 15 minutos de avaliação, a petroleira anunciou que iria participar do grupo.
Caso a Petrobras decidisse não compor o consórcio vencedor, a Comissão Especial de Licitação (CEL) divulgaria os novos percentuais de participação das licitantes e a nova operadora.
A princípio, a Petrobrás fez um lance juntamente com Total (20%) e BP Energy (35%). Nesse caso, a estatal brasileira teria uma fatia de 45% de participação. As companhias apresentaram uma oferta de 72,45% de excedente em óleo. Os demais consórcios participantes foram compostos da seguinte maneira: CNODC (30%) e CNOOC (40%); e Chevron (20%), QPI (20%) e Shell (30%).
Para o leilão de hoje, serão ainda oferecidas as áreas de Itaimbezinho, Três Marias e Dois Irmãos, nas bacias de Campos e Santos. A área de Saturno, inicialmente prevista para a licitação, foi retirada, atendendo à solicitação do Ministério de Minas e Energia, e incluída na 5ª Rodada de Partilha, prevista para o dia 28 de setembro. Além de Uirapuru, a Petrobrás havia manifestado o interesse em exercer o direito de preferência de ser operadora nas áreas de Três Marias e Dois Irmãos.
Vejam as contradições da atual gestão da Petrobras. Vendem Carcará onde tinha 66% da sob regime de concessão no Bloco BM-S-8, e um bom prospecto chamado Guanxuma (já em perfuração) e reservas provadas e comprovadas (ainda não formalizados) pela perfuração de 3 poços, e interpretações calcadas nos gráficos de pressão indicativos da existência de petróleo em volume mui superior ao ora constatado. Venderam alegando que o ativo Carcará fugia à padronização com os outros ativos que detinha no Pré-Sal. Ato seguinte deixa de participar do Leilão de Carcará Norte pelas mesmas razões. Agora, em Uirapuru, absolutamente alinhado geologicamente e com… Read more »