EDITAL DE FOMENTO PARA PROJETOS COLABORATIVOS ENTRE BRASIL E NORUEGA TEM INSCRIÇÕES ATÉ SETEMBRO
A Finep e o Conselho de Pesquisa da Noruega (RCN) estão com um edital aberto para fomentar projetos inovadores para o mercado de petróleo e gás offshore. O total de recursos não reembolsáveis foi dobrado, chegando a cerca de R$ 18,5 milhões disponibilizados parte pela Finep e parte pelo RCN. Poderão concorrer iniciativas que envolvam pelo menos um instituto de ciência e tecnologia e uma empresa de cada país.
As áreas temáticas contempladas são tecnologias ambientais; recuperação avançada de óleo; exploração; perfuração e intervenção com eficiência de custos; e tecnologias de produção, processamento e transporte. Os Institutos SENAI de Tecnologia (IST) e Institutos SENAI de Inovação (ISI) declararam aos interessados no edital que podem auxiliar na elaboração, submissão e execução das propostas.
Será preciso uma contrapartida do setor privado, entre 10% e 100% do montante a ser investido pelo edital, percentual que depende do porte da empresa que atuar como cofinanciadora. “Um dos indicadores estratégicos de uma empresa é o quanto se investe em inovação. Ainda precisamos empreender esforços para alcançarmos resultados promissores nesta área e contribuir para que o Brasil esteja entre as principais economias do mundo, não hoje, mas daqui a 30 anos, sendo o petróleo a principal alavanca para que isso aconteça”, enfatizou o coordenador de conteúdo estratégico de petróleo, gás e naval da Firjan, Thiago Valejo.
O edital completo está disponível neste link. O prazo para submissão das propostas é 12 de setembro deste ano.
Deixe seu comentário