ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE OPERADORES NUCLEARES CONCLUI REVISÕES NAS USINAS DE LENINGRADO E TIANWAN | Petronotícias




faixa - nao remover

ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE OPERADORES NUCLEARES CONCLUI REVISÕES NAS USINAS DE LENINGRADO E TIANWAN

1321Uma equipe do Centro de Moscou da Associação Mundial de Operadores Nucleares (WANO) concluiu sua revisão independente da unidade 1 da usina nuclear de Leningrado, no noroeste da Rússia. O reator VVER 1200 está programado para entrar em operação comercial antes do final deste ano. O Centro de Moscou também organizou uma revisão pré-operacional na unidade 4 da usina nuclear de Tianwan, na província chinesa de Jiangsu. O reator de água pressurizada de 1060 MWe  VVER-1000, projetado pela Rússia, deve começar a operar em março de 2019. A Rosatom, a empresa nuclear estatal russa, disse que no decorrer desta semana a equipe havia monitorado o simulador da usina em “vários cenários operacionais”, analisado a documentação e entrevistado o pessoal de operações. O principal objetivo da visita, a quinta consecutiva nos últimos dois anos, foi monitorar a implementação de propostas de melhorias nos processos tecnológicos e de produção da nova usina nuclear.

Em dezembro do ano passado, a WANO realizou um pré-lançamento de revisão por pares da nova unidade, que na época estava na fase de lançamento físico. A equipe retornou ao site em fevereiro para avaliar o trabalho sobre as melhorias sugeridas. “Temos visto mudanças reais nas áreas identificadas há seis meses durante a revisão por pares pré-lançamento”, disse Jean-Marie Baggio, chefe da equipe de especialistas da WANO. “Isso se aplica tanto ao bom estado dos equipamentos e instalações da usina nuclear, quanto à atitude responsável do pessoal da estação com os equipamentos a eles confiados e a conformidade com os requisitos de segurança.” Ele também expressou confiança de que o trabalho que foi realizado no âmbito das missões de apoio técnico para as unidades de energia em construção e a revisão pré-comissionamento da unidade continuará a contribuir para a melhoria das atividades operacionais na fábrica, acrescentou Rosatom.

A revisão do Tianwan 4 foi realizada entre 25 de junho e 6 de julho por uma equipe de 12 membros da Armênia, Hungria, Japão, Rússia, Coréia do Sul, Ucrânia e Estados Unidos. A equipe de revisão conduziu entrevistas, fez observações no local e inspecionou a documentação para avaliar a gestão organizacional, operação, manutenção, suporte técnico, proteção contra incêndio e medidas de proteção radiológica: “O objetivo desta avaliação é avaliar os preparativos para todos os aspectos do Tianwan 4 antes do início do projeto, e identificar áreas para melhoria e propor recomendações”, disse hoje(13) a subsidiária da China National Nuclear Corporation, Jiangsu Nuclear Power Company. A empresa disse que analisará cuidadosamente as descobertas da equipe e tomará as ações corretivas necessárias antes do início da unidade.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of