AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA DISCUTE A IMPORTÂNCIA DA CADEIA DE SUPRIMENTO DO SETOR EM TODO MUNDO
Especialistas de 31 dos Estados membros da Agência Internacional de Energia Atômica e três organizações internacionais se reuniram em Viena para discutir as boas práticas e os desafios comuns nas cadeias de suprimento nuclear em um fórum organizado pelo seu Projeto Internacional sobre Reatores Nucleares Inovadores e Ciclos de Combustível -INPRO- Esses fóruns acontecem desde o ano 2000 e servem para tratar de questões-chave sobre desenvolvimento sustentável de sistemas de energia nuclear e as relações complexas relacionadas de fornecedores de tecnologia, usuários de tecnologia e outras partes interessadas. No fórum realizado em julho, os participantes discutiram o situação regional e global das cadeias de fornecimento nuclear. “Uma cadeia de fornecimento nuclear confiável, robusta e sustentável é parte integrante e vital do sistema global de energia nuclear”, disse Dohee Hahn, diretor da Divisão de Energia Nuclear da AIEA.
Juergen Kupitz, especialista em tecnologia nuclear da Alemanha que presidiu o fórum, disse que estabelecer uma cadeia de suprimento nuclear e envolver indústrias nacionais ou locais é um processo caro e de longo prazo e que esse processo deve ser iniciado muito antes de uma usina nuclear ser encomendada. Os países recém-chegados nas tecnologias nucleares devem construir suas cadeias de fornecimento gradualmente, começando com componentes, estruturas e serviços não nucleares, acrescentou. Na maioria dos países detentores de tecnologia, a localização de cadeias de suprimento nuclear bem estabelecidas foi introduzida seguindo uma abordagem passo a passo, disse a AIEA, acrescentando que as cadeias de suprimentos são hoje baseadas na cooperação global e contribuições de vários fornecedores de produtos conectados internacionalmente. e serviços.
Para identificar potenciais indústrias nacionais ou locais que possam contribuir com serviços e produtos, os Estados Membros estão analisando cuidadosamente as qualificações da indústria, de acordo com os regulamentos, códigos e normas aplicáveis, disse um comunicado da AIEA: “Os participantes concordaram que as interações intensivas entre fornecedores e clientes serão necessárias para o treinamento de colaboradores locais, abrindo caminho para futuras transferências de tecnologia. Elas precisariam ser levadas a cabo levando em conta riscos relacionados, enfatizaram, acrescentando que organizações internacionais, incluindo a AIEA, pode fornecer um guarda-chuva geral para troca de informações, pesquisa cooperativa, bancos de dados, normas e guias e serviços especializados. É essencial disseminar boas práticas e lições aprendidas com relação a questões de compras e cadeia de suprimentos entre organizações de proprietários e operadoras, órgãos reguladores, fornecedores, auditores e outras partes interessadas na indústria nuclear.
Deixe seu comentário